Heloísa Helena Oliveira Buarque de Holanda, nasceu no dia 26 de julho de 1939 em Ribeirão Preto/SP, sendo filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda, que a despeito do que se poderia interferir, não tem nenhum parentesco com Chico Buarque.
Em conversa com VEJA, Helena Buarque de Holanda, reflete sobre seus trabalhos culturais com a periferia e da representatividade feminina.
Heloísa, 83 anos, contribui desde os anos 1960 para o estudo, o reconhecimento e a democratização da cultura no Brasil. Entre as muitas atuações, se destaca o projeto Universidade das Quebradas, sobre pesquisas com grupos periféricos na UFRJ, que promove o diálogo de produtores culturais e artistas suburbanos com a comunidade acadêmica.
A teórica, autora de Macunaíma, da literatura ao cinema entre outros livros, será empossada imortal da ABL(Academia Brasileira de Letras), no dia 28 de julho do corrente ano, assumindo a cadeira que era ocupada por Nélida Pinon.
Eu vou ser a nona mulher, no total dos 125 anos. É muito escandaloso. E acompanhei a Raquel de Queiroz. Ela era uma madrinha, acompanhei a briga dela entrando. Ela abriu as portas, com todo o assenal do prestígio que tinha. Para minha posse, estou convidando o povo dos meus projetos sociais de favelas e os amigos chegados. Artistas e Grafiteiros. Afirmou.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário