Quando Getúlio Vargas foi eleito para a Academia, durante o Estado Novo vários escritores, entre eles Sérgio Buarque de Holanda, e o poeta Carlos Drummond de Andrade, assinaram uma Carta Comprometendo-se a jamais entrar naquela casa.
Tortura, torturados e torturadores, presos políticos enchendo as cadeias. muitos letrados e letradas presos. Getúlio Vargas, com discursos escritos por outros.
Sérgio Buarque de Holanda e Carlos Drummond de Andrade, não aceitaram concorrer a Academia de Letras, Graciliano Ramos, também não concorreu a Academia Brasileira de Letras.
Convidado para ser membro da Academia de Letras, Chico Buarque respondeu. Membro de que? Dessa Academia de Letras? Das letras do ditatorial. Das Letras dos desletrados.
Chico não aceitou e continua rascunhando seus belos versos... musicados por si ou por outros e outras. Cantadas e bem interpretadas. Escrevendo seus romances. Influenciados por bons, nos fazendo lembrar Noel Rosa, e Chico com sua audaciosa presença imortaliza as poetas, as sambistas e as escritoras também.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário