Em uma cerimônia sem precedentes na história da Igreja Católica, o Papa emérito Bento XVI, foi sepultado no dia 05 de janeiro do corrente exercício.
O funeral presidido pelo Papa Francisco, encerrou as despedidas de Joseph Ratzinger que morreu no dia 31 de dezembro do ano próximo passado aos 95 anos de idade.
Conforme estatísticas da polícia Italiana, mais de 50 mil pessoas participaram do ato, número bem menor, no entanto, que o de assistentes ao funeral de João Paulo II em 2005 que reuniu cerca de 500 mil pessoas.
A cerimônia foi marcada por acontecimentos históricos: Bento XVI que adotou posturas ultraconservadoras durante seu papado, chocou o mundo em 2013 ao se tornar o primeiro papa em 600 anos a renunciar em vez de comandar a igreja até o final de sua vida.
Também o fim oficial da década em que o antigo e o atual papa viveram lado a lado no Vaticano. Foi a primeira vez em 200 anos que um Pontífice conduziu o funeral do seu antecessor.
O Papa Francisco leu uma série de referências bíblicas e escritos da Igreja Católica e pediu que seu antecessor seja bem recebido por Deus.
O Papa Francisco chamou Ratzinger de grande mestre da catequese e falou ainda da sabedoria, ternura e devoção que Bento XVI concedeu ao longo dos anos.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário