Movimentações eleitorais dentro de repartições públicas são proibidas pela legislação brasileira, mas campanhas ignoram.
Esta terça-feira (25) promete ser um dia de luta pela conquista do voto junto aos servidores, professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mesmo quando a lei eleitoral é clara ao impedir a realização de atos de campanha em repartições públicas. As regras estão sendo absolutamente ignoradas tanto por representantes da direita quanto pelos da esquerda potiguar com atos marcados para hoje, na Universidade.
O primeiro está previsto para acontecer a partir de meio dia, com concentração em frente à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), no campus Natal. Dentro da Universidade Federal, defensores da esquerda vão se sentir em casa na busca de ampliar a votação para o seu candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois foi no meio estudantil e junto aos trabalhadores que o movimento da esquerda cresceu e se consolidou. O convite, nas redes sociais, foi feito pela deputada estadual reeleita Isolda Dantas (PT), apoiadora da candidatura de Lula (PT) à Presidência da República: “Fotaço UFRN com Lula! Próxima terça-feira, 25, as 12h. Chegou a hora de mostrar que a UFRN tem lado. Que estamos do lado da democracia e dos investimentos na educação”! Na mesma publicação, a deputada também pede a divulgação do ato nos grupos da universidade. “Chama aquele seu amigo de curso, e compartilha esse card nos grupos da sua turma ou curso”!
Já os partidários e defensores intransigentes da candidatura do capitão Jair Messias Bolsonaro (PL) devem encontrar na UFRN um ambiente mais hostil a quem contraria os princípios da esquerda, mesmo assim vão pregar a mensagem da direita impregnada no programa de governo do atual presidente da República que tenta renovar o seu mandato. A partir das 16h, tem início o “Bolsonaro Day”, movimento organizado pelo grupo “Endireita RN” em prol da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O perfil no instagram chama para adesivaço e entrega de materiais no Setor IV da UFRN, próximo à Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), local onde acontecerá a manifestação pró-Lula.
Democracia é exatamente isso. A convivência dos contrários, desde que se respeitem, mesmo sabendo que o clima da disputa no segundo turno se acirra a cada momento que se aproxima o dia da eleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário