Após ouvirmos atentamente um vídeo com justificativas esclarecedoras do ator Wilson Leite, presidente da ACCV - grupo cultural independente, que vem realizando um trabalho de formação teatral na cidade.
Este humilde escrevinhador provincial na condição de cidadão genuinamente identificado - com os costumes e tradições dos nossos ancestrais, pioneiros do legado de respeito e hospitalidade das nossas origens, contestamos pontualmente algumas atitudes por ele esclarecida.
1º - Nossa sociedade apesar de primar pela modernidade e avanço do seu processo cultural, ainda tem enraizado um estilo provincial de gestos considerativos e respeitosos como principio de civilidade.
2º - Concordamos que imprevistos acontecem. Porém, o episódio do sábado da aleluia acontecido em Carnaubais, foi o 1º ato deselegante visto em nossa terra, durante seus quase 59 anos de emancipado que estamos completando brevemente.
3º - Acreditamos que o impasse se resolveria com solução diplomática da intelectualidade organizadora do evento, que não teve a humildade de reconsiderar a decisão do fechamento dos portões, deixando muitos portadores de ingresso impedidos de adentrar ao local da cena teatral, cujo espaço, não oferecia nenhuma chance de superlotação para prejudicar o cenário que artisticamente seria exibido.
4º - No caso em tela a atitude, além de autoritária era desnecessária para a ocasião de um momento de reflexão humana que estava a mostrar a perversidade dos fariseus da época. Agiram com a prefeita e os demais retardatários na mesma intensidade de rigor do patrulhamento romano que estava crucificando Jesus.
5º - Toda mudança de comportamento brusca, deixa sequelas duradouras. A mudança é um ato natural de quem quer mudar: jamais feita por imposição de alguém.
6º - Finalizamos nosso relato opinativo, protestando e afirmando, que na verdade o espirito pacifico, respeitoso e hospitaleiro do nosso povo, foi vilipendiado em seus costumes e tradições.
A memória dos nossos ancestrais responsáveis pela iniciação cultural da nossa centenária civilização ridicularizada por vontades e caprichos de alguns letrados que se sentiram no direito de agredir a dignidade dos nossos conterrâneos, tentando fomentar na mentalidade de alguns menos esclarecidos, um pseudo intelectualismo, exportados das grandes metrópoles, atingindo com profundas marcas o sentimento original de uma sociedade que ainda tem muito a aprender!
Acreditamos que Carnaubais tenha tratado bem e dado boa guarida a todos que aqui estão, impondo regras e mudança de conduta da nossa juventude.
Podem até me taxarem de conservador, nada me altera a forma de pensar, tive boas noções educativas.
Fui espectador de grandes cenas teatrais em centros urbanos maiores do que o nosso e nunca me submeti a lavagem cerebral de quem quer que seja!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário