domingo, abril 25

ARTIGO - O BAIRRO MAIS BOÊMIO DE SALVADOR

 

O Rio Vermelho é um bairro localizado na orla marítima de Salvador/BA, tem sua história iniciada no século XVI, com o naufrágio de Caramuru ao seu território.
O bairro concentrou as festas de devoção a Sant'Ana e, com a mística da religiosidade afrodescendente, também reuniu o culto a Iemanjá, divindade protetora dos pescadores, ambas com festas anuais bastante popular na Capital.
O Rio Vermelho em Salvador é praticamente um pedaço da terra prometida. Tem beleza, encanto e um charme bucólico que remete os bons tempos de outrora, onde está o melhor da noite baiana.
O Rio Vermelho que no século XX, passou a ser também morada de artistas, como Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Amado e Zélia Gatai. Com uma grande oferta de bares, restaurantes e boates, o bairro se consagra como um dos mais boêmios de Salvador.
Quantas memórias boas as Ruas do Rio Vermelho, saudades da mureta lotada para assistir ao por do sol com uma cerveja gelada na mão.
Quando a pandemia passar, esse vai ser um dos meus primeiros roteiros visitar Salvador. Saborear um acarajé no Largo da Mariquita, um passeio pela casa onde moraram Jorge Amado e Zélia Gatai.
A casa de Iemanjá também é uma parada obrigatória. Pequena e simples, ainda assim grandiosa pela representatividade. É nela que são depositadas as oferendas para a Rainha do mar, Iemanjá.
A melhor forma de curtir o Rio Vermelho é mesmo sair andando de bar em bar.
Esse é um movimento normal e bom para conhecer e curtir os lugares.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário