domingo, fevereiro 21

ARTIGO - O FILHO DA PRINCESA ISABEL QUE NASCEU EM PARIS-FRANÇA

 

Antônio Gastão Felipe Francisco de Assis Maria Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, no dia 09/08/1881, nasceu em uma casa alugada por seus pais em Paris-França.
Filho da última Princesa Imperial do Brasil, Dona Isabel de Bragança, e o Príncipe Consorte, Dom Gastão de Orleans, Conde d'Eu, enquanto permaneciam em Paris, devido a tratamento de saúde.
Anos depois da Proclamação da República, Dom Antônio alistou-se como Tenente do Exército Imperial e real do Império Austro-húngaro, atividade que exerceu de 1908 a 1914 e, depois, em 1918, com a Primeira Guerra Mundial alistou-se na Marinha Real Britânica, servindo como piloto de aviões.
Quando foi para o exílio na França Antônio tinha então oito anos. Durante viagens para outros países Antônio não era conhecido como membro da nobreza Brasileira ou Portuguesa, mas sim Francesa. Porém quando completou a idade de alistamento militar, o Exército do país se negou a recebe-lo.
Oriundo da família real brasileira, considerado francês, treinado pelos austríacos e servindo aos britânicos. É com esta trajetória que o simpático Dom Antônio como fora classificado, entra na primeira guerra mundial.
Dom Antônio faleceu no dia 29/08/1918, numa queda de avião perto de Londres, em manobras de exercícios militares cotidiano, após o término da guerra, da qual havia saído ileso.

Está enterrado na Capela real de Dreux, mausoléu dos Orleans, na França.

CHICO TORQUATO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário