Muitos pensam que Deus aqui verifica a ousadia de Jeremias, como se ele tivesse exercido os limites da moderação quando contendeu com Deus.
Até agora você já lutou com os mortais e confessou que mantinha uma disputa desigual: ousa agora me agredir, os lacaios te cansaram, e andam na terra: mas agora você se envolve com cavaleiros, isso é comigo.
Portanto, não havia necessidade de verificar dicas: pois seu objetivo não era outro se não mostrar que Deus seria o Rei dos Judeus, que desprezavam seus ensinamentos e os estimavam como nada.
Mas, quando eu peso todas as coisas com maturidade, chego a outra opinião. Mas o profeta, duvido que não, aqui reprova o povo e condena sua presunção, porque se consideravam equipados com tantas defesas que desprezavam o julgamento de Deus.
Supõem que Jeremias seja feliz encorajado, para que ele não sucumba as tentações que o aguardavam; como se fosse dito: " Os teus cidadãos ou o teu povo são como lacaios; vês agora quanto estes te cansaram
Agora que o que ele diz pode ter mais peso, o próprio Deus aparece e diz. Até agora você correu com os lacaios, e você se cansou, como será quando você vem a uma competição equestre?Na terra da paz, e não tendo meios de continuar a guerra e não possuindo forças para resistir a sua força, inimigos: como então vocês crescem com tanto orgulho em sua penúria e suas vontades, o que acontecia com vocês se estivessem na ascensão do Jordão.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:
Postar um comentário