sexta-feira, junho 19

ARTIGO - ARIANO SUASSUNA A INQUIETAÇÃO CRIADORA


ARIANO SUASSUNA

João Urbano Pessoa Vasconcelos Suassuna, bacharel em direito, iniciou sua carreira como Advogado em Mossoró/RN, depois assumiu o posto de Juiz nas cidades de Umbuzeiro e Campina Grande/PB, na sequência procurador da Fazenda Federal no mesmo Estado.
Depois foi eleito Deputado Federal pela Paraíba e assumiu o mandato na Câmara dos Deputados Federal na cidade do Rio de Janeiro então Capital do Brasil.
Estava no exercício do mandato parlamentar quando foi eleito Presidente da Paraíba o que corresponde hoje o cargo de Governador.
Na época o palácio do governo servia de residência oficial do Chefe do Executivo.
E no dia 16/06/27, nas dependências do Palácio da Redenção, nasce um dos seus nove filhos batizado como ARIANO.
Com a revolução de 1930, João Suassuna foi assassinado por motivos Políticos.
Ficando o escritor órfão de pai com três anos de idade.
Entre os muitos aspectos do perfil desse paraibano que marcou a história do nordeste, um dos principais pontos abordados, foi a importância do seu pai, o mesmo ocupava posição marcante em sua inquietação criadora.
O Filho do casal Cássia Vilar e João Suassuna, cursou a faculdade de direito, mais se dedicou a literatura, virou professor de estética onde atuou até aposentar-se, envolveu-se com o teatro e também com a política.
O intelectual era membro da Academia Brasileira de Letras e por serviços prestados a cultura de Pernambuco tornou-se membro da Academia Pernambucana de Letras.
O escritor, poeta, dramaturgo e conferencista deixou um legado para o Brasil,, dando voz especialmente ao Nordeste brasileiro.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário