Na tarde desta sexta-feira, 27, alunos da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, tiveram aula de campo sobre a história do Vale, na Casa de Cultura Sobrado da Baronesa, em Assú. A visitação ao espaço foi acompanhada pela Professora Patricia e a docente de Língua Portuguesa, Viviane Caldas e teve como mediador, Paulo Sérgio de Sá Leitão, que é Secretário de Cultura da cidade assuense, Professor de Literatura e natural de Ipanguaçu.
Os alunos do 7º ano e do 9º ano da instituição de ensino, ampliaram seus conhecimentos sobre a história local da região e sobre a poesia regional. Pontos marcantes sobre a cidade do Açu, que é denominada como “terra dos poetas” por historiadores, foram discutidos durante a apresentação. Foram expostos o marco inicial, a escultura de Getúlio Vargas, criada em reconhecimento após sua breve passagem na cidade, a escultura representativa de Renato Caldas e a área onde foi a antiga Igreja de São João Batista.
A aula de campo foi uma preparação para fortalecer o repertório dos estudantes. O aprendizado adquirido será discutido na sala de aula durante a semana e servirá para montar um material dissertativo e expositivo para ser apresentado no 2° Sarau literário, que acontecerá no mês de agosto no município e vai homenagear os principais nomes da poesia do Vale.
O governo municipal aposta integralmente na educação e valoriza atividades práticas que fogem do conceito educacional de exercer aulas apenas dentro do ambiente escolar. Para o Prefeito Valderedo, “a iniciativa das professoras Viviane e Patrícia ressalta a importância de destacar a cultura local, mantém o engajamento dos estudantes sobre o assunto fora da escola, incentiva o pensamento crítico e permite a potencialização de todo o aprendizado”, explicou.
Todos os professores que desejem aplicar a metodologia eventualmente em seu plano de aula terão total suporte da Prefeitura Municipal e ônibus escolares disponíveis para a realização da tarefa.
Fonte: Núcleo de Comunicação
Fotos: Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário