quinta-feira, fevereiro 22

Governo leva água a mais de 22 mil pessoas do semiárido potiguar

O Governo do Estado não mede esforços para levar água potável até populações rurais que convivem com a falta do recurso. Por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e através de Programas que visam estabelecer política de acesso à água, como o “Água Doce” (PAD) e o “Água Para Todos” (PAT), mais de 22 mil pessoa estão sendo beneficiadas pelas obras já implantadas.
A Semarh prossegue com o calendário de liberação do uso das tecnologias. Esta semana, O Assentamento Alto do Oriente, em São Bento do Norte, e Patrício, em Tenente Laurentino Cruz inauguraram um dessalinizador e um sistema simplificado de abastecimento de água, respectivamente.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, participou das entregas e liberou o uso das tecnologias, nos dois municípios, acompanhado dos prefeitos, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais.
O sistema de dessalinização entregue, no Alto do Oriente, vai atender mais de 400 pessoas. A dona de casa, Isabel Targino, de 69 anos, nem acredita que agora não precisa mais andar 12 Km para pegar água numa localidade vizinha. “Antes a gente conseguia 40 L para passar uma semana, agora com a benfeitoria, a gente recebe essa quantidade por dia e quase na porta de casa” comemora ela. Em São Bento do Norte, a comunidade Santa Vitória também já recebeu o mesmo benefício. São mais de 800 pessoas alcançadas com um investimento de R$ 260 mil, no município.
Em Tenente Laurentino Cruz, o sistema simplificado de abastecimento de água entregue, ontem (21), no aglomerado Sítio Patrício/Muniz, vai abastecer mais de 50 famílias, além de agricultores do entorno. O secretário Ivan Júnior explica que a tecnologia entregue funciona como uma mini adutora composta por 5 chafarizes, espalhados em pontos estratégicos da comunidade, para facilitar a retirada de água pela população. No mesmo município, a Semarh já implantou um sistema semelhante e está finalizando outro, totalizando um investimento de quase meio milhão de reais.
“Essas ações vêm ao encontro da ideia do Governador Robinson faria de universalizar o acesso à água no RN e mudar a realidade das famílias que são atingidas pela estiagem prolongada” ressalta Ivan.
Através da primeira etapa do convênio com o PAD, foram construídos dessalinizadores em 68 comunidades. O Convênio com o PAT se encontra em andamento. Até agora já foram implantados 52 sistemas simplificados de abastecimento de água e 21 barreiros, que são pequenas contenções para captação de água de chuva para o homem do campo desenvolver suas atividades agropecuárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário