domingo, outubro 1

VISITANDO O ALEMÃO DOS CAMILOS BEZERRA



















Fotos de Adilio Lacerda - mostrando os casarões antigos e o cruzeiro fixado na propriedade.
Hoje pela manhã por volta das 10:00 recebemos um telefonema do amigo Juninho Sousa me fazendo algumas indagações a respeito da existência de algum familiar dos Camilos Bezerra como moradores da comunidade do Alemão. 
Esta comunidade do municipio de Carnaubais tem origem na fixação do rico proprietário de terras Camilo Bezerra patrono de uma influente genealogia de pessoas importantes no Vale do Açu. 
Juninho me revelou que seu neto o conceituado Jornalista João Batista Machado, um assuense bem relacionado no constexto social e político do estado potiguar, hoje aposentado, tendo servido a imprensa do RN, cocupando cargos de relevante prestigio durante o poder da família Maia no Estado, começando por Tarcísio Maia como assessor de imprensa, cargo continuado nos governos de: Zé Agripino, Radir Pereira e Vivaldo Costa. 
João de Ednor como era conhecido pelos seus amigos de geração na terra dos poetas, agora tratado por Machadinho, manifestou o desejo de vir visitar a comunidade de sua origem familiar para quem sabe ilustrar o seu caderno de memórias com uma breve passagem pela comunidade. De imediato fui até a comunidade e procurei Edilson de Enilda de Preto Limão como guia para nos oferecer as informações que necessitava. 
Pra quem ainda recorda preto Limão era um dos criados da Casa Grande do Patriarca Camilo Bezerra, logo nos início do povoamento da comunidade. 
O resultado da visita é  que batemos um gostoso papo com o amigo Chico Lopo atualmente dono da propriedade, figura que nos concentiu a permissão para receber o amigo João Batista Machado no dia que este desejase vir conhecer de perto o berço memorial dos seus familiares. Estaremos aqui no aguardo da passagem desta comitiva que deseja prolongar o itinerário da visita, passando pelas  praias do litoral da Costa Branca: situadas entre Porto do Mangue e Areia Branca,  finalizando o percurso em Mossoró para uma visita ao Colégio Diocesano Santa Luzia, unidade de ensino que Machadinho estudou.
O jornalista João Batista Machado é escritor de vários livros da literatura política do RN, desde Ato Institucional conhecido como AI 5, culminando com a chegada da democracia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário