No Rio Grande do Norte já foram investidos cerca de R$ 2,2 milhões no projeto Economia Solidária (Ecosol) e, ainda este ano, os empreendimentos irão receber máquinas e equipamentos, no valor de R$ 380 mil, para apoiar a produção e comercialização dos produtos. Além de cursos modulares e criação de espaços multiuso nos 10 territórios. Os projetos de economia solidária envolvem diversas modalidades desde produção e cultivo de algas marinhas para produção de cosméticos, apicultura, pescado, artesanato, entre outros.
O projeto de Economia Solidária, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (Sethas), tem como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilite a construção de alternativas de geração de emprego e renda para associações, cooperativas e grupos coletivos informais.
O projeto beneficia 50 associações e cooperativas de 10 territórios, e contribui com a renda de cerca de 1.100 famílias que tiram seu sustento da economia solidária. A equipe de técnica conta com 16 profissionais que trabalham diretamente com os empreendimentos, prestando assessoria técnica, capacitações e orientações.
“Trabalhamos na organização interna e no fortalecimento dessas associações e cooperativas, propiciando acesso ao mercado, participação de espaços de comercialização, acesso as políticas públicas. Isso tudo contribui para a viabilidade econômica desses grupos”, explica Marcos Leonez, coordenador do Ecosol.
Por Anna Ruth
Nenhum comentário:
Postar um comentário