Arnaldo Batista Dantas é um agricultor residente na comunidade de Umbuzeiro com espirito empreeendedor dos mais elogiáveis no município de Carnaubais.
O blog viu de perto a ousadia do filho de seu Chico Dantas, desafiando muita gente, mostrando sua capacidade de luta para alcançar o objetivo de viver as custas do seu trabalho.
Arnaldo que tem uma deficiência física. viu seu amparo beneficio suspenso pelo o INSS, cujo valor lhe garantia o sustento da casa.
Recorreu do beneficio, mas, tudo se tornou em vão.
Arnaldo Dantas mostrando sua capacidade de pensar para não morrer de fome ou não tá mendigando na porta de ninguém, nem engrossar a fila de gente viciada que vive nas entre-salas de prefeitura, se humilhando para arranjar uma feirinha, resolveu encarar a vida de frente.
Em 2014 no governo de Rosalba Ciarlini, enviou oficio por meio eletrônico para o secretário de recursos hídricos e meio ambiente, solicitando a perfuração de um poço artesiano com profundidade de 100 metros na pequena propriedade adquirida através do processo usucapião.
Nada foi resolvido, sem ter resposta oficial, apelou para ouvidoria agrária nacional e presidência da comissão nacional de combate a violência no campo, cobrando sua efetiva participação no que fora solicitado ao estado.
Tudo ficou só em tramitação burocrática, nada efetivamente realizado, apesar dos comunicados recebidos do seu pleito.
Arnaldo mostrando capacidade e polivalência procurou através das linhas de crédito do Banco do Brasil e Nordeste fazer empréstimos bancários, cujos investimentos iria dá sustentabilidade econômica para sobreviver.
Enviou várias propostas, sem ter nenhuma aprovada, tendo cumprido exigências formais com apresentação de projetos técnicos.
O tempo se exauriu e nada satisfatório aconteceu. Hoje vistando a comunidade que tenho lá uma pequena gleba agricultável, vi o quanto foi danado, corajoso e desafiador a sua iniciativa para realizar o sonho de viver sem ser um pedinte de migalhas dadas por prefeitos.
Arnaldo que com o esforço familiar, com especialidade dona Maria José (esposa) se desfizeram de umas cabeças de gado que possuíam e investiram o dinheiro da venda do seu rebanho na perfuração de um poço, estando atualmente a terra sendo trabalhada e produzindo como bem mostra as imagens acima.
Arnaldo é na verdade uma criatura incansável, plantador de mamão, banana, melancia, outras culturas de subsistência, ainda produz tilápia em cativeiro, e carvão vegetal.
Para complementar a renda mensal mantém uma pequena pocilga engordando dois belíssimos suínos, um limitado rebanho de ovinos, devido ter vendido a parte maior para investir no seu projeto de trabalho.
Para complementar a renda mensal mantém uma pequena pocilga engordando dois belíssimos suínos, um limitado rebanho de ovinos, devido ter vendido a parte maior para investir no seu projeto de trabalho.
Com a Chegada do inverno sem esperar pela demorada promessa da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, por conta própria iniciou a cortar suas terras. Todavia, Arnaldo confessou que está estancado de condições, vendo a hora parar o que deseja fazer por falta de um incentivo dos organismos públicos, os representantes conversam muito e realizam pouco, disse isso criticando a parte politica que só vê a pessoa na hora do voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário