terça-feira, julho 19

TSE atenta contra as eleições e a democracia, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o sistema eleitoral brasileiro, durante encontro com embaixadores em Brasília nesta segunda-feira (18).

“Atentar contra as eleições e a democracia, quem faz isso é o próprio TSE ao tentar esconder o inquérito de 2018”, disse o presidente em referência suposto inquérito da PF (Polícia Federal) sobre uma invasão hacker à rede do TSE em 2018. Bolsonaro não apresentou provas.

Bolsonaro é investigado por vazar o inquérito sigiloso da PF sobre o ataque ao TSE. No entanto, durante discurso para os embaixadores, negou que o documento estivesse sob sigilo. Os documentos foram divulgados pelo presidente em agosto de 2021 pelas redes sociais.

“Um hacker falou que tinha havido fraude por ocasião das eleições, falou que ele tinha invadido o TSE”, declarou o presidente. Segundo Bolsonaro, o inquérito foi aberto no mês seguinte do 2º turno das eleições de 2018, mas que até hoje ainda não foi concluído.

Além disso, o chefe do Executivo mencionou supostos documentos da PF apontando a vulnerabilidade do Tribunal. “Aquilo é mais do que um queijo suíço, é uma peneira”, disse. 

De acordo com ele, “hackers ficaram por 8 meses dentro dos computadores do TSE”. Ele também negou que esteja preparando um golpe nas eleições de 2022.

“Tudo que vou falar aqui está documentado, nada da minha cabeça […] O que mais quero por ocasião das eleições é a transparência. Queremos que o ganhador seja aquele que realmente seja votado”, disse.

O presidente citou também casos de eleitores que tentaram votar nele em 2018, mas não teriam conseguido por algum problema em urnas eletrônicas. Esses episódios, embora mencionados repetidas vezes por Bolsonaro, nunca foram confirmados de maneira oficial.

Logo depois das declarações de Bolsonaro, o presidente do TSE, Edson Fachin, afirmou que uma “personalidade pública importante” divulgou “inverdades” sobre as eleições nesta segunda-feira (18), sem citar Bolsonaro diretamente.

Com informações do Poder 360

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário