quarta-feira, setembro 9

O NIM TEM CAUSAS E EFEITOS


Sem ter conhecimentos específicos a respeito desta vegetação indiana implantada abruptamente na arborização da nossa cidade, verificamos que o "NIM" tem causas e efeitos que podem provocar uma discussão mais abrangente no semi-árido do solo nordestino.
Observando as diversas opiniões de vários ambientalistas, sentimos que existe posicionamentos positivos e negativos a respeito da espécie. 
Não quero aqui tecer considerações técnicas daquilo que não domino, mas faço algumas manifestações práticas da realidade que estamos vivenciando em Carnaubais.
 A cidade tem atualmente a maior quantidade de plantas da região, talvez a maior do estado nesta especie de arborização. 
Acreditamos que do ponto de vista climático a cidade ganhou mais suavidade, nossa temperatura que sempre foi bastante elevada tem uma redução de intensidade com o sopro natural advinda das suas folhagens. 
Todavia alguns moradores já sentem o impacto em suas residências com a penetração de suas raízes, provocando levantamento de pisos residenciais, calçadas etc e tal. 
Tudo que se faz em dosagem exagerada causa transtornos, talvez, esteja aí, o ponto negativo da espécie aqui plantada. Temos aproximadamente 5 mil mudas fixadas em nosso perímetro urbano, da forma que trás benefícios, também causa prejuízos. 
Do ponto de vista administrativo vem causando enorme dificuldade de manutenção,  á arvore tem crescido de forma a atingir a fiação da rede elétrica, alguns donos de casas impacientes com a demora da poda realizada, tem tido atitudes radicais de cortar a árvore pelo o tronco. Precisamos reordenar urgentemente este problema, pois a grande quantidade plantada, tem deixado alguns trechos da via pública com piores condições de iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário