Para construir esta matéria tive de recorrer aos escritores como Érico Veríssimo, com sua saga O tempo e o vento, José Saramago, com o Memorial do Convento, a Márcia Abreu, que trata da sofrida questão dos escravos e o jornalista, escritor e blogueiro Nicolau Neto, que se consolida como referência nacional na comunicação antirracista.
Também pesquisei a Bantunen, uma revista online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura afrodescendente
A escritora Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora afro-brasileira, nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em letras pela UFRJ, trabalhou como professora na rede pública de ensino da Capital Fluminense. É mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra.
A escritora Conceição Evaristo é uma das brasileiras que íntegra a lista das cem(100), personalidades negras mais influentes da Lusofonia de 2024.
Dedico este trabalho de pesquisas as funcionárias da Biblioteca Pública Municipal de Assú/RN. Edna Lucia, Sandra Mendes, Kelinha Leosvaldo e Aldenira Fonseca.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário