Milei demite chanceler após voto contra embargo a Cuba; embaixador assume


Foto: Reprodução/ Instagram

O presidente da Argentina, Javier Milei, demitiu, nesta quarta-feira (30), a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino. O novo chanceler do país será Gerardo Werthein, atual embaixador argentino nos Estados Unidos.

A demissão de Mondino ocorre devido ao voto da Argentina, nesta terça (29), contra o embargo imposto pelos Estados Unidos contra Cuba. A resolução, aprovada por 188 votos, somente teve a oposição dos Estados Unidos e de Israel.

“Nosso país se opõe categoricamente à ditadura cubana e se manterá firme na promoção de uma política exterior que condene todos os regimes que perpetuam a violação dos direitos humanos e das liberdades individuais”, expressou a presidência argentina em comunicado.

A Casa Rosada afirmou que a Argentina “atravessa um período de mudanças profundas e esta nova etapa exige que nosso corpo diplomático reflita em cada decisão os valores da liberdade, soberania e direitos individuais que caracterizam as democracias ocidentais”.

O texto também informa que o poder Executivo iniciará “uma auditoria do pessoal de carreira da Chancelaria, visando identificar impulsores de agendas inimigas da liberdade”.

Após o voto na ONU, a chancelaria argentina comandada por Mondino tinha afirmado que o país “reiterou sua firme oposição ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto contra Cuba, assim como as medidas unilaterais de coerção, a aplicação extraterritorial de leis comerciais nacionais, e a adoção de práticas comerciais discriminatórias”.

“O governo argentino expressa sua satisfação pela adoção desta resolução, que reflete uma rotunda rejeição da comunidade internacional ao injusto embargo imposto, há décadas, sobre o povo cubano”, afirmava o texto do comunicado.

Apesar da constância argentina no voto pelo fim do bloqueio comercial e econômico contra a ilha nas últimas décadas, Milei já havia declarado em diversas oportunidades considerar Cuba uma ditadura e que seu governo estará alinhado aos Estados Unidos e a Israel.

Polêmicas

Uma das principais polêmicas de Mondino, que liderou a pasta desde o início do mandato de Milei, foi dizer que, em uma inspeção que o governo realizou na base espacial que a China tem na província argentina de Neuquén, não conseguiu identificar se havia militares, uma vez que “eles são chineses, são todos iguais”.

Posteriormente, ela negou que houvesse qualquer intenção discriminatória na declaração, feita ao jornal Clarín, poucos dias após ter feito uma visita oficial ao país asiático, onde se encontrou com o chanceler Wang Yi. Milei, na campanha, disse que não se relacionaria com a China, mas nos últimos meses fez declarações afirmando que se surpreendeu positivamente com o país asiático.

Outra declaração da chanceler que repercutiu muito negativamente na Argentina foi quando se posicionou sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Como liberal, estou de acordo com o projeto de vida de cada um. É muito mais amplo que o matrimônio igualitário. Deixe que exagere: se você prefere não se banhar e estar cheio de piolhos, é escolha sua, pronto, depois não reclame se alguém não gostar que você tenha piolhos”, disse, em entrevista ao canal de notícias La Nación.

Relações com Brasil

Com o Brasil, no entanto, Mondino conseguiu estabelecer boas relações, apesar dos insultos e provocações de Milei a Lula. Ela foi a Brasília antes mesmo da posse, e entregou ao chanceler Mauro Vieira uma carta do presidente argentino convidando Lula para a cerimônia.

Mondino entregou uma segunda carta a Vieira, durante reunião bilateral no Itamaraty em abril. Ela também mantinha contato direto com o embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, a quem pediu ajuda em maio para a liberação de um carregamento de gás natural contratado emergencialmente para evitar um colapso energético em seu país.

A ex-chanceler também articulou com o Brasil o apoio para que o Itamaraty intercedesse pelos seis opositores venezuelanos que estão asilados na embaixada da Argentina em Caracas. No início de agosto, quando os diplomatas argentinos foram expulsos da Venezuela, o Brasil assumiu a representação da missão diplomática da Argentina.

Fonte: CNN Brasil

Pacheco indica apoio à reeleição de Lula em 2026 e diz que não recusaria vaga no STF


Foto: Ricardo Stcukert/PR

Às vésperas de concluir seu período como presidente do Senado e do Congresso Nacional, com a proximidade das eleições para o comando da Casa, em fevereiro do ano que vem, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicou que, se a eleição presidencial fosse hoje, apoiaria a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista ao UOL, Pacheco comentou, ainda, o resultado das eleições municipais deste ano e considerou “previsível” a vitória de partidos como o seu próprio, o PSD, e outras legendas de centro-direita e do chamado “centrão”.

“Considero esse resultado previsível. Já se antevia o fortalecimento dos partidos de centro e de centro-direita. Isso é um indicativo de 2026, mas não é determinante. É um indicativo de que o eleitor vai observar a moderação, a eficiência, e estará menos vulnerável aos extremismos, ao radicalismo e a lacração própria de rede social. E isso é bom para o Brasi”, afirmou Pacheco, que participou, na última terça-feira (29), de um evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Londres.

“Independentemente se alguém preferir a direita ou a esquerda, a preponderância da racionalidade, do equilíbrio e da política que enfrenta os problemas da população, considero muito positivo”, disse o presidente do Senado.

Pacheco afirmou que Lula é uma figura “muito agregadora” e tem condições de reunir o apoio da maioria desses partidos em torno de seu governo e de uma eventual candidatura à reeleição, apesar das diferenças ideológicas em relação ao PT.

“A figura de Lula é muito agregadora. Se consideramos ele inserido dentro de um contexto de esquerda, pode gerar algum tipo de dificuldade. Mas Lula hoje se destaca dessa segmentação de direita, esquerda, centro-direita, centro-esquerda e pode receber o apoio de diversos atores e partidos políticos, sobretudo se seu governo gerar resultados. Se a população perceber que o Brasil está crescendo, que estamos combatendo nossas vulnerabilidades sociais e ambientais, há uma tendência de favoritismo do presidente e dele ter apoios impensáveis”, analisa.

Questionado sobre quem o PSD deve apoiar em 2026, Pacheco disse que se trata de uma decisão a ser tomada mais adiante, mas indicou sua preferência pessoal, neste momento, por Lula.

“Essa é uma decisão que será feita lá na frente, considerando tanto a realidade do governo quanto a vontade das lideranças do partido. Hoje o PSD tem quem já se dedica pelo apoio a Lula, quem defenda o contrário, e há um meio-termo que pode ser decisivo no futuro. Eu me filio à linha de que seria interessante para o Brasil ter a continuidade por mais quatro anos do presidente Lula no governo”, afirmou.

“Pode haver uma compreensão de que o governo está bem, de que há avanços, de que há um favoritismo pleno do presidente Lula e a política então ser atraída a uma candidatura mais óbvia.”

Futuro político

Na entrevista, Rodrigo Pacheco voltou a ser indagado sobre seu futuro político. Nos bastidores de Brasília, o nome do presidente do Senado vem sendo especulado como possível ministro do governo Lula a partir do ano que vem. Ele também já foi cogitado como uma eventual futura indicação do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“É óbvio que, quem é advogado como eu, alguém já disse que, se falar do Supremo Tribunal Federal, é algo que você não trabalha, mas também não recusa. Brincadeiras à parte também não há nenhum tipo de planejamento sobre isso. E não há planos da minha parte sobre ministério de Estado”, despistou. “Minha missão é permanecer no Senado até o fim do mandato e realizar algumas missões que considero importantes, como reformas do Código Civil e o Código Penal.”

Segundo Pacheco, o momento de se pensar no futuro político é apenas “após fevereiro do ano que vem”. “Mas me sinto profunda e plenamente realizado com meu mandato de senador, tendo a honra de ter sido presidente do Senado duas vezes com a idade que eu tenho. Quando entrei na política, tenho falas de quem tinha data de entrada e data de saída. É provável que eu cumpra isso”, concluiu.

Fonte: Infomoney

Botafogo avança à final da Libertadores pela 1ª vez e vai disputar título com Atlético-MG


Foto: Vitor Silva/Botafogo

A lógica prevaleceu: o Botafogo está na final da Libertadores. Embora o Glorioso não tenha levado a melhor contra o Peñarol na partida de volta, realizada nesta quarta-feira (30) no Estádio Centenário, onde perdeu por 3 a 1, a vitória por 5 a 0 no jogo de ida garantiu sua classificação.

Primeiro Tempo

Com a ausência de alguns de seus principais atacantes, como Luiz Henrique e Igor Jesus, além de Almada, que foi poupado, o Botafogo sentiu o impacto. O Peñarol partiu para o ataque e fez um primeiro de bastante pressão.

Aos 31 minutos, Báez recebeu a bola de Fernández na intermediária e arriscou de longe, disparando um chute espetacular que não deu chances a John.

O Peñarol construiu mais uma boa chance. Após Fernández cobrar escanteio, Pérez acertou a trave. No rebote, Danilo chutou em cima de Marlon Freitas e quase marcou o segundo.

Após o apito, houve uma confusão. Aguerre deu um pisão em John, com isso o goleiro do Peñarol tomou cartão vermelho.

Segundo Tempo

Com um a mais, o Glorioso voltou tranquilo e teve o controle da segunda etapa. Aos 8 minutos, Tiquinho tentou passar por Rodríguez, e a bola acertou a mão do zagueiro. O árbitro marcou penalidade, mas após ser chamado pelo VAR, anulou a decisão. Muita reclamação dos jogadores, já que, na sequência do lance, a bola sobraria livre para Vitinho marcar o gol.

Aos 20 minutos, o Peñarol aproveitou uma cobrança de falta. Hernández tocou de calcanhar para Báez, que finalizou colocado, ampliando o placar para o time uruguaio.

Mateo Ponte deu uma entrada dura e Hernández e tomou um cartão amarelo. Em seguida, levou o segundo amarelo por mais uma falta em Báez e foi expulso.

Aos 42 minutos, Barboza lançou para Almada. O argentino passou para Marlon Freitas, que devolveu para Almada, que balançou a rede. Um minuto depois, Pérez deu o passe por cima da defesa e Facundo Batista ampliou para o Peñarol.

Final

O Botafogo vai enfrentar o Atlético-MG, no dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate, em Buenos Aires.

CNN Brasil

RN tem o segundo menor número de mamógrafos no SUS do Nordeste

 

Foto: Magnus Nascimento

Um levantamento do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ligado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que apenas 23% das cidades brasileiras possuem mamógrafos, equipamento fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Em todo o País, segundo o MMM, existem 6.420 equipamentos, sendo 3.197 em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Norte, são 47 mamógrafos destinados ao SUS, número suficiente para garantir acesso às mulheres em faixa etária para a realização de mamografia. Conforme divulgado pela CNM, o RN possui o segundo menor número de mamógrafos do Nordeste, e está em situação melhor apenas do que Sergipe, que conta com 36 equipamentos.

Além disso, o problema, de acordo com Idaísa Cavalcanti, fundadora do Grupo Reviver, é que a maior parte destes equipamentos está quebrada. A Tribuna do Norte pediu esclarecimentos à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a fim de obter informações de quantos mamógrafos estão em funcionamento, mas não obteve retorno da pasta. A CNM também não detalhou sobre a situação. “A única informação que conseguimos passar é a quantidade de mamógrafos no SUS por unidade federativa”, disse a Confederação.

Tribuna do Norte

Eleições: esquerda perdeu monopólio de 20 anos em 11 cidades. Veja

 

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Nas eleições deste ano, partidos de esquerda perderam o controle que tinham há quase 20 anos de algumas cidades do país. Levantamento do Metrópoles, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encontrou 11 municípios em que siglas de esquerda saíram vitoriosas desde o pleito de 2004, mas viu o resultado virar nas Eleições Municipais de 2024.

Em oito dessas cidades, a esquerda lançou candidatos próprios, mas foram derrotados nas urnas por postulantes lançados por siglas de centro. Em uma das cidades, a esquerda sequer participou da disputa pela prefeitura. Nas outras duas restantes, partidos de esquerda faziam parte da coligação vencedora.

Foto: Reprodução/Metrópoles

O levantamento do Metrópoles, que tem por base dados do TSE, considera somente as 5.520 cidades que já tiveram resultados oficializados pela Justiça Eleitoral. Em muitos casos, o resultado do pleito eleitoral segue indefinido e dependerá de decisão final do Judiciário.

Vale destacar que, para a análise, foram considerados “de esquerda” o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Verde (PV).

Metrópoles

Lideranças do PT temem que Lula não dispute a Presidência da República em 2026


Foto: Gabriela Biló/Folhapress

A possibilidade de Lula não ser candidato à reeleição em 2026 já é discutida internamente por lideranças do PT.

Elas consideram que o presidente pode desistir de se apresentar ao eleitorado caso sua popularidade e a aprovação do governo não deem a ele a segurança da reeleição.

O temor é que o presidente chegue à conclusão de que encerrar a carreira eleitoral com a vitória de 2022 seria o mais adequado —e que não valeria a pena o risco de sofrer uma derrota na que poderia ser a última eleição presidencial que disputaria.

Uma derrota dificilmente seria seguida de uma revanche eleitoral em 2030. Lula terá 85 anos, e terminaria o mandato com quase 90 anos.

A previsão, no entanto, é a de que a pressão para que ele se candidate em 2026 será gigantesca, mesmo com risco de derrota. O partido e, mais que isso, o campo da esquerda teria uma “lulodependência”, já que não há outra liderança com a força dele capaz de atrair o voto de milhões de pessoas.

Sem Lula, a bancada do PT e de partidos aliados poderia encolher a níveis inéditos, colocando o país nas mãos da direita por duas décadas, analisam as mesmas lideranças.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Câmara rejeita imposto sobre grandes fortunas na regulamentação da tributária

 

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (30), por 262 votos a 236, a cobrança de imposto sobre grande fortunas de bens de valor superior a R$ 10 milhões. Um destaques sobre a taxação foi apresentado na análise do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, que foi concluída nesta tarde. O projeto trata do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Os parlamentares analisaram destaques (alterações) à proposta que ainda estavam pendentes. O texto-base (conteúdo) do projeto já havia sido aprovado em agosto deste ano. Agora, o projeto segue para o Senado.

A proposta de taxar grandes fortunas foi apresentada em um destaque do Psol. A medida determinava a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IFG), para taxar bens e direitos de qualquer natureza, no Brasil e no exterior, de valor superior a R$ 10 milhões. Com a rejeição, o texto inicialmente aprovado, sem a cobrança, fica valendo.

CNN Brasil

IBGE: quase metade dos domicílios do RN é chefiada por mulheres


Foto: Reprodução

O número de domicílios chefiados por mulheres no Rio Grande do Norte cresceu 12,4 pontos percentuais (p.p.) entre 2010 e 2022 – passando de 36,9% para 49,3% no período, de acordo com as informações do Censo Demográfico divulgado na semana passada pelo IBGE sobre a composição domiciliar do País.

Foi o quarto maior crescimento do Nordeste, dentro do recorte analisado, atrás de Alagoas (com crescimento de 13,2 p.p.), Ceará (alta de 13 p.p.) e Paraíba (aumento de 12,9 p.p). Apesar do avanço, o RN é o único Estado da região cujo percentual de mulheres responsáveis pela unidade doméstica é inferior a 50%.

Pernambuco (53,9%) lidera o índice de unidades cuja pessoa responsável é do sexo feminino em todo o País. “Os dados mostram que a maior parte dos estados está concentrada no Nordeste. Por outro lado, os menores percentuais são encontrados em Rondônia, com 44,3%, e em Santa Catarina, com 44,6%.

Percebe-se, de forma geral, que as unidades da federação acompanharam o movimento do Brasil com aumento da proporção de lares com responsáveis do sexo feminino”, aponta a analista da divulgação do IBGE, Luciene Longo. No País, das 72,5 milhões de unidades domésticas, 49,1% tinham as mulheres como responsáveis em 2022.

Tribuna do Norte

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg diz que 39,8% acham ruim ou péssimo Governo Lula

 

Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra equilíbrio na avaliação entre os brasileiros, de acordo com a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quarta-feira (31).

Os que veem a terceira administração do petista como ótima ou boa são 41%. Para 39,8%, ela é ruim ou péssima. Outros 17,9% avaliam o governo como regular.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Como você avalia o governo do presidente Lula?

Ótimo/bom: 41%
Ruim/péssimo: 39,8%
Regular: 17,9%
Não sabe: 1,3%

Foram entrevistadas 2.371 pessoas pela AtlasIntel, por recrutamento digital aleatório, entre 10 e 14 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, uma iniciativa entre AtlasIntel e Bloomberg, que fornece dados mensais sobre a situação política, social e econômica de cinco países-chave da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

CNN

Festival MPB 84 encerra etapa de inscrições com sucesso e divulga os 12 finalistas

 

Fotos: Divulgação

O Festival MPB 84, que celebra a música autoral contemporânea potiguar, encerrou a etapa de inscrições com grande êxito. Em uma iniciativa para destacar o talento de jovens e veteranos músicos do Rio Grande do Norte, o festival recebeu mais de 140 inscrições de artistas, representando diversos estilos musicais e vindas de várias cidades do Estado. A diversidade e a criatividade marcaram a seleção, que busca reforçar as composições autorais e valorizar a criatividade na música potiguar.

A curadoria, que selecionou 12 finalistas, utilizou critérios rigorosos, como originalidade, inovação, letra, harmonia e melodia das composições, além de considerar a trajetória artística e o potencial criativo dos participantes. Os finalistas agora concorrerão às premiações financeiras em dinheiro e o cobiçado troféu do Festival MPB 84.
A banda vencedora terá a oportunidade de se apresentar no dia 15 de novembro ao lado de grandes artistas nacionais, no palco do festival.

As músicas e artistas selecionadas foram: “Afiada”, de Ale du Black; “Sai da Frente”, de Andder feat. Sun Cláire; “Reciclaram Nossos Sonhos Para Vender”, de Born To Freedom; “Cicatriz”, de Caridea; “RG do Norte”, de Chico Tácio & os Carcarás; “Momento Certo”, de Dusouto; “Eu Mais Tu”, de Gabriel Ciríaco; “Love Lives”, de Leozinho do B.A; “Fire Game”, de Luaz; “Água Colorida”, de Paula Laurentino; “Redinha”, de Sarah Oliver; e “Partido”, de Sueldo Soaress.

Para Marcelo Veni o produtor e coordenador artístico do Festival MPB84, as 12 finalistas são um recorte da diversidade da música potiguar. “Teremos no palco uma pluralidade de estilos; do reggae ao Funk, do pop rock ao rap. Serão mais de 50 músicos que atuam no cenário do Estado proporcionando um importante momento de celebração, reconhecimento e projeção da composição autoral e da performance coletiva dos trabalhos selecionados”.

Os vencedores serão anunciados durante a final do festival e receberão troféus e premiações em dinheiro, totalizando R$ 10.000,00, distribuídos da seguinte forma: R$ 4.000,00 para o primeiro lugar, R$ 2.000,00 para o segundo lugar, R$ 1.000,00 para o terceiro lugar e R$ 3.000,00 para o destaque de Intérprete/Vocalista.

O evento é uma realização da FF Entretenimento, com produção da Viva Entretenimento, e conta com incentivos da Lei Djalma Maranhão e Lei Câmara Cascudo, com patrocínios de grandes marcas como Unimed Natal, Art&C Comunicação, DBeach Resort, Consórcio Redenção, Coca-Cola, Nordestão e Sadio Alimentos. O Festival MPB 84 promete ser uma vitrine para o talento potiguar e uma celebração da rica cena musical do Rio Grande do Norte, em um evento que conecta gerações e valoriza a criação artística local.

Prefeita constitui comissões para transição de governo


Com as nomeações foi dado início oficialmente ao processo de transição em Carnaubais.
 
Em decreto municipal publicado nesta quarta-feira (30), a prefeita Marineide Diniz (União) definiu a equipe que irá compor a comissão de transição governamental. 

Os integrantes irão trabalhar em conjunto com o grupo definido pelo prefeito eleito Dr. Gleudinho para facilitar o acesso a informações da prefeitura.

Coordenações 

A comissão nomeada pela gestora é coordenada por Aline Melo e vai atuar em conjunto com a equipe indicada pelo prefeito eleito, coordenada por Gilmário Cavalcante de Oliveira. 

A equipe completa foi oficializada no Jornal Oficial do Município. 

quarta-feira, outubro 30

ACORDO BUSCA CAMINHO SUSTENTÁVEL PARA AGRICULTURA FAMILIAR E AGRONEGÓCIO NO RN

 


Um acordo de cooperação para a construção de uma agenda sustentável, focada nas cadeias produtivas da agricultura familiar e do agronegócio potiguar. A governadora Fátima Bezerra e a IDH Brasil, formalizaram, nesta terça-feira (29), a implementação de um plano estadual que promove eficiência produtiva, proteção e restauração ambiental e a inclusão socioeconômica.

A cooperação planificará um modelo sustentável para convivência dos setores produtivos com a seca, preparando-os principalmente para as mudanças climáticas em curso no planeta. Por meio de parceria, o estado poderá integrar políticas públicas ambientais, sociais e econômicas para viabilizar a construção do plano baseado na estratégia de Produzir, Proteger e Incluir (PPI).

A ação desenvolvida em Apodi desde dezembro de 2023, a partir da assinatura do acordo será levada para todo o RN, envolvendo os setores público, privado e sociedade civil em torno de compromissos de longo prazo, com agendas prioritárias para o desenvolvimento territorial sustentável. O programa já atendeu cerca de 200 agricultores da região do Alto Oeste por meio de consultas técnicas e orientações para inserção em políticas públicas.

Através do Programa Raízes da Caatinga, a IDH implementa ações também nos sertões do Pajeú e Cariri que apoiam a transição para um modelo de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo.

JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO ROTATIVO SOBEM PARA 438,4% AO ANO

 


Enquanto algumas taxas de juros médios nas concessões de crédito caem, os juros do rotativo do cartão de crédito subiram 11,5 pontos percentuais para as famílias em setembro, chegando a 438,4% ao ano. Mesmo com a limitação do rotativo em vigor desde o início do ano, os juros seguem variando sem uma queda expressiva ao longo dos meses.


A medida visa reduzir o endividamento, mas não afeta a taxa de juros pactuada no momento da concessão do crédito, aplicando-se apenas a novos financiamentos. Nos 12 meses encerrados em setembro, os juros da modalidade caíram 2,7 pontos percentuais. Os dados são das Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta quarta-feira (30), em Brasília, pelo Banco Central (BC).

O crédito rotativo dura 30 dias e é tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão de crédito. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar. A modalidade é uma das mais altas do mercado.

Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. Nesse caso do cartão parcelado, os juros subiram 3,8 pontos percentuais no mês e caíram 8 pontos percentuais em 12 meses, indo para 185,8% ao ano.

Crédito livre
No total, a taxa média de juros das concessões de crédito livre para famílias teve aumento de 0,5 ponto percentual em setembro, mas acumula redução de 4,9 pontos percentuais (p.p.) em 12 meses, chegando a 52,4% ao ano. Contribuindo para a queda dos juros médios no acumulado, houve reduções em crédito consignado, aquisição de veículos, desconto de cheques e arrendamento mercantil.

Também compõe essas estatísticas os juros do cheque especial, que subiram 4,2 pontos percentuais no mês e 3,2 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 137,1% ao ano. Desde 2020, a modalidade tem os juros limitados em 8% ao mês (151,82% ao ano), mas o fim da queda da taxa Selic (juros básicos da economia) e o aumento da inadimplência se refletem na alta dos juros médios do cheque especial.

Nas operações com empresas, os juros médios no crédito livre tiveram redução de 0,3 ponto percentual em setembro e de 2,2 pontos percentuais em 12 meses, indo para 20,7% ao ano. Destacaram-se as reduções das taxas de capital de giro com prazo menor a 365 dias (9,1 pontos percentuais) e de cartão de crédito rotativo (29 pontos percentuais). Por outro lado, houve alta de 6,5 pontos percentuais no cheque especial no mês de setembro.

Taxa média
 
No crédito livre, os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já no crédito direcionado, as regras são estabelecidas pelo governo e se destinam, basicamente, aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito, com juros subsidiados concedidos por bancos oficiais ou com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS – ou da caderneta de poupança.

No caso do crédito direcionado, a taxa média para pessoas físicas ficou em 9,9% ao ano em setembro, redução de 0,1 ponto percentual no mês e de 0,6 ponto percentual em 12 meses. Para as empresas, a taxa caiu 1,7 ponto percentual no mês e 1,1 ponto percentual em 12 meses indo para 10,3% ao ano.

Com isso, considerando recursos livres e direcionados, para famílias e empresas, a taxa média de juros das concessões em setembro diminuiu 0,1 ponto percentual no mês e 2,6 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 27,6% ao ano.

“Na variação mensal, o efeito da variação das taxas de juros (efeito taxa) mostrou-se mais significativo que o efeito decorrente de alterações na composição das carteiras (efeito saldo). Nesse contexto, destacaram-se as reduções das taxas médias do capital de giro com prazo menor de 365 dias (9,1 pontos percentuais), no crédito às empresas e o aumento do cartão de crédito rotativo (11,5 pontos percentuais) no crédito às famílias”, informou o BC.

Saldos das operações
Em setembro, as concessões de crédito tiveram alta de 2,2%, chegando a R$ 636,4 bilhões, resultado da alta de 0,8% para as pessoas físicas e de 3,9% para empresas. As concessões de crédito direcionado caíram 7,4% no mês, enquanto no crédito livre houve alta de 3,7%.

Com isso, o estoque de todos os empréstimos concedidos pelos bancos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) ficou em R$ 6,179 trilhões, um crescimento de 1,2% em relação a agosto.

O resultado refletiu aumento de 1,6% no saldo das operações de crédito pactuadas com pessoas jurídicas (R$ 2,374 trilhões) e o incremento de 1% no de pessoas físicas (R$ 3,804 trilhões). Na comparação interanual, o crédito total cresceu 9,9% em setembro.

Já o crédito ampliado ao setor não financeiro – que é o crédito disponível para empresas, famílias e governos, independentemente da fonte (bancário, mercado de título ou dívida externa) – alcançou R$ 17,486 trilhões, com redução de 0,5% no mês e aumento de 12,6% em 12 meses. O principal fator desse decréscimo no mês é atribuído aos títulos da dívida pública e dos empréstimos externos, que caíram 1,5% e 3,1%, respectivamente.

Endividamento das famílias
Segundo o Banco Central, a inadimplência – atrasos acima de 90 dias – se mantém estável há bastante tempo, com pequenas oscilações. Ela registrou 3,2% em setembro. Nas operações para pessoas físicas, situa-se em 3,8%, e para pessoas jurídicas em 2,4%.

O endividamento das famílias – relação entre o saldo das dívidas e a renda acumulada em 12 meses – ficou em 47,9% em agosto, aumento de 0,1 ponto percentual no mês e queda de 0,4% em 12 meses. Com a exclusão do financiamento imobiliário, que pega um montante considerável da renda, o endividamento ficou em 29,9% no mês passado.

Já o comprometimento da renda – relação entre o valor médio para pagamento das dívidas e a renda média apurada no período – ficou em 26,8% em agosto, aumento de 0,4 ponto percentual na passagem do mês e redução de 0,4% em 12 meses.

Esses dois últimos indicadores são apresentados com uma defasagem maior do mês de divulgação, pois o Banco Central usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agência Brasil

FEIRÃO SERASA LIMPA NOME: VEJA COMO PARTICIPAR DE RENEGOCIAÇÃO COM DESCONTOS DE ATÉ 99%

 


Começou nesta semana a 32ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome. A campanha vai até o dia 29 de novembro e oferece descontos de até 99% no pagamento de dívidas de consumidores com empresas de varejo, telecomunicação, água e energia, além de bancos e outras empresas. O benefício é exclusivo do site e aplicativo da Serasa.

Segundo a empresa, o feirão reúne mais de 550 milhões de ofertas de negociação com a participação de mil empresas parceiras. Além disso, os consumidores têm a possibilidade de unificar duas ou mais dívidas em só uma forma de pagamento.

Para garantir a funcionalidade, o interessado deve acessar o Carrinho de Ofertas, disponível no site ou app, escolher uma data de vencimento unificada e pagar todas as dívidas em um único boleto ou em um mesmo Pix.

Como negociar?

Em até três minutos, os consumidores podem negociar o pagamento das dívidas pela plataforma online da Serasa. Já o aplicativo está disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS.Após entrar no app ou na plataforma, digite o CPF e preencha um breve cadastro. Com a criação da conta ou login, as informações do usuário irão aparecer na tela inicial, incluindo eventuais dívidas e a pontuação do Serasa Score.

O consumidor deve acessar a sessão "Ver detalhes" para verificar as opções de pagamento e desconto. Para negociar as dívidas, basta clicar no ícone "Negociar" em cada uma delas.

Escolha a opção da forma de pagamento desejada. Se o pagamento for por boleto, será possível copiar o código, baixar o documento ou solicitar o envio para o WhatsApp. Caso opte pelo Pix, o usuário precisará selecionar o dia de vencimento e a quantidade de parcelas. Após confirmar as informações, basta clicar em "Fechar acordo".

Após o fechamento da negociação, basta seguir com o pagamento. Para pagar com Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

TJRN suspende Lei e Decreto que reservam 5% de vagas de empregos para travestis e pessoas trans até análise de mérito

 

Acompanhando o voto do relator, desembargador Claudio Santos, o Pleno do TJRN suspendeu, nesta quarta-feira (30/10), à unanimidade, os efeitos da Lei Estadual nº 11.587/2023 e do Decreto Estadual nº 33.738/2024, que estipulam reserva de 5% em vagas para empregos, para travestis e pessoas trans, em empresas beneficiadas por incentivos fiscais estaduais. A decisão vale até o julgamento final das duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade interpostas no Tribunal de Justiça referentes ao assunto.

O entendimento da Corte de Justiça do RN é que os dispositivos ferem os princípios da legalidade, livre iniciativa e anterioridade tributária, além da não observância à competência privativa da União para legislar acerca de direito do trabalho, entre outros pontos. Um dos aspectos destacados pelo relator é que ao impor condições específicas para manutenção de contratos e convênios firmados entre empresas privadas e o Estado, como exigência de reserva de vagas de empregos, o Estado interfere nas normas que regem as contratações pelo poder público.

As ações foram apresentadas por entidades ligadas ao setor privado e têm como objetivo a declaração de inconstitucionalidade da Lei e do Decreto nº 33.738/2024, que impõe a reserva de 5% das vagas de emprego para travestis e transexuais em empresas privadas que recebem incentivos fiscais ou mantêm convênios com órgãos públicos do RN. As federações alegaram que “a aplicação da lei poderá resultar em prejuízos significativos para as micro e pequenas empresas, que teriam que readaptar seus quadros de funcionários, potencialmente resultando em demissões e instabilidade econômica”.

Para o relator, em relação às normas estaduais em análise, ficou evidenciada a incompatibilidade vertical entre a Lei e o Decreto Estadual. Salientou que o artigo 22, inciso I, da Constituição Federal, ao ressaltar ser competência exclusiva e privativa da União legislar a respeito de direito do trabalho, de maneira a assegurar a uniformidade das normas trabalhistas no país. “A mesma lei estadual também incorre em inconstitucionalidade ao legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, matéria igualmente reservada à competência privativa da União, conforme o art. 22, inciso XXVII, da Constituição Federal”, destaca o desembargador Claudio Santos.

O entendimento do relator, seguido pela Corte de Justiça, observa que a lei infringe o princípio da livre iniciativa, consagrado no artigo 170 da Constituição Federal, pois impõe ao empresariado obrigação que interfere, de forma direta, na sua liberdade de gestão e na administração de seus recursos humanos. “A inclusão de minorias deve ser buscada por meio de medidas afirmativas justas, equilibradas e bem fundamentadas, e não por meio de imposições legais arbitrárias que podem gerar efeitos negativos tanto para as empresas quanto para os trabalhadores”.

Além disso, “a Lei Estadual n. 11.587/2023, ao impor a reserva obrigatória de vagas como condição para a manutenção de benefícios fiscais, introduz uma nova obrigação que, se descumprida, resulta na perda dos benefícios fiscais, o que representa, em essência, uma majoração indireta da carga tributária”, frisa o relator.

Entidades e Governo

As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINs) foram propostas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern) e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste.

As entidades sustentam que a alteração das condições para manutenção dos benefícios fiscais consiste em majoração indireta de tributos. Além disso, embora a inclusão social seja importante, deve ser promovida através de políticas públicas, “e não pela transferência de responsabilidades ao setor privado”.

Por sua vez, o Governo do Estado pontuou que a lei questionada tem o objetivo de garantir a dignidade da pessoa humana e afastar os efeitos da discriminação no mercado de trabalho, que dificultam o acesso a vagas de emprego por travestis e transexuais e acrescentou que a política de preferência de contração dessas pessoas ganha destaque nas instituições públicas, “não sendo nenhuma surpresa que a mesma ação afirmativa chegasse, também ao setor privado, especialmente, àquele que recebe incentivos fiscais para a prestação de sua atividade econômica”.

Lembrou ainda há 33 anos existe política semelhante de reserva de vaga no segmento privado para público formado por pessoas com deficiência. Para o Poder Executivo Estadual, a medida foi concebida para incentivar as empresas que queiram captar recursos públicos a fomentar a oferta de vagas ao público em questão, marginalizado historicamente no mercado de trabalho.

Podemos decide apoiar candidatura de Hugo Motta a presidente da Câmara

 

A bancada do Podemos declarou nesta quarta-feira (30) apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara Federal. No início da tarde, a presidente nacional da legenda, a deputada Renata Abreu, e a bancada se reuniram com Elmar Nascimento (União Brasil-BA), A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Acompanhado pelo deputado Fernando Marangoni, do mesmo partido, na sequência, com Motta antes de sacramentar a decisão da legenda, por unanimidade. O deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, e os líderes do PP, Doutor Luizinho, e do MDB, Isnaldo Bulhões Jr., também participaram da reunião, ao lado de Motta.

O terceiro candidato na disputa, Antonio Brito (PSD-BA), não chegou a pedir para conversar com os parlamentares do Podemos.

PT quer fim da federação com PCdoB e PV para 2026

 

Durante os encontros desta semana que deram início à “lavagem de roupa suja” sobre a eleição municipal, a maioria das lideranças do PT passou a defender o fim da federação do partido com o PCdoB e com o PV. Eles avaliam que esse tipo de aliança engessou a legenda nas discussões de formação de chapa para as prefeituras

Numa federação, os partidos passam a funcionar como um só. Ou seja, precisam definir conjuntamente as chapas, o que dificulta a definição de chapas especialmente para prefeituras, governos estaduais, Senado e Presidência da República. Na avaliação do PT, a aliança formal criou imbróglios e obrigou a legenda a negociar com o PCdoB e o PV mesmo onde os petistas tinham uma viabilidade eleitoral maior.

A avaliação dos petistas é que, sem as amarras da federação, o PT conseguirá negociar mais facilmente alianças com partidos de centro, como o MDB de Baleia Rossi e o PSD de Gilberto Kassab. A federação foi formada em 2018 e segue válida obrigatoriamente até pouco antes da eleição de 2026.

O PT começou a discutir a renovação da sigla logo após o resultado aquém do esperado na eleição municipal. O partido elegeu apenas um prefeito de capital, Evandro Leitão (Fortaleza), e perdeu em nove das treze cidades onde disputou o segundo turno.

Paulo Cappelli – Mertópoles

Mulheres solteiras são mais felizes que homens solteiros, diz estudo

 

Foto: Getty Images

Ainda há quem acredite que as mulheres anseiam por um par romântico e por centralizar suas vidas em torno de um cônjuge. Ledo engano. Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Toronto constataram que as solteiras, em média, relataram “níveis mais altos de satisfação com o status de relacionamento, satisfação com a vida, satisfação sexual e menor desejo por um parceiro”.

As descobertas sugerem que as mulheres são, em média, mais felizes na vida de solteiro do que os homens.

A pesquisa

Os pesquisadores da Universidade de Toronto analisaram dados de quase 6 mil pessoas solteiras que participaram de 10 estudos entre 2020 e 2023. Havia números quase iguais de homens e mulheres e 29 pessoas não binárias. As pessoas solteiras tinham pelo menos 18 anos (a idade média era 32) e não estavam em um relacionamento romântico.

Os indicadores avaliados foram: vida financeira, vida sexual, atividades domésticas e como se sentem em relação ao seu status atual. Nessa pesquisa, as mulheres se dizem muito felizes com seus status.

Além disso, a pesquisa destacou que as mulheres solteiras desenvolvem outros tipos de relacionamentos que vão além do casamento, como o familiar e o social.

Mas quais as possíveis razões para a “solteirice” fazer tão bem a elas?
A psicóloga Flávia Bonani aponta que, com o passar das décadas, as mulheres conquistaram direitos importantes, atentando-se a novos caminhos e possibilidades.
“Tendo em vista que os relacionamentos não são mais o centro da vida de uma mulher, todas as outras infinitas possibilidades de realização, para além do casamento, tornam-se possíveis. Isso amplia a liberdade de escolha da mulher e, por consequência, o empoderamento feminino”, acrescenta.

“Acredito que as mulheres são mais felizes nos dias atuais do que jamais foram na história da humanidade, além de poderem buscar seus sonhos profissionalmente e gerir seu dinheiro sem precisar pedir permissão a um homem”, comenta Flávia.

A psicóloga emenda que “a vida sexual também está mais livre de amarras, como jamais visto. As mulheres se sentem emancipadas para explorar seus prazeres sem culpa”.

Metrópoles

Bolsonaro diz que não há direita sem ele no Brasil: ‘Juntam quantos no aeroporto?’


Foto: CARL DE SOUZA / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta terça-feira, 29, que não existe direita política no País a não ser a liderada por ele. Questionado sobre a possibilidade de políticos se viabilizarem sem o seu comando, Bolsonaro afirmou se tratar de uma “utopia”, pois não há integrantes da direita que saibam “a linguagem do povo” como ele.

“Já tentaram várias vezes e não conseguiram. Esses caras juntam quantas pessoas no aeroporto num bate-papo?”, afirmou o ex-presidente. Para Bolsonaro, viabilizar a direita sem a sua liderança é uma proposta de “estrategistas intergaláticos”.

Na mesma declaração, o ex-presidente criticou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que o chamou de “desrespeitoso” e “deselegante” em entrevista ao Estadão. “Se você o desagrada, ele vira teu inimigo”, disse Jair Bolsonaro sobre o governador goiano.

O ânimo entre os dois se acirrou com a eleição à prefeitura de Goiânia, em que o candidato apoiado por Caiado, Sandro Mabel (União Brasil), venceu no segundo turno Fred Rodrigues (PL), postulante com o aval de Bolsonaro. As controvérsias entre o governador e o ex-presidente, contudo, são anteriores ao pleito na capital goiana.

Caiado apoiou Bolsonaro nas duas vezes em que disputou a Presidência da República, mas já foi de encontro ao ex-chefe do Executivo federal durante a pandemia de covid-19, quando afirmou que o então presidente “lavava as mãos” ao atribuir a responsabilidade da crise aos Executivos estaduais.

Além disso, o governador de Goiás planeja ser candidato a presidente em 2026, contrariando os planos de Jair Bolsonaro, que está inelegível, mas estima a aprovação de uma anistia do Congresso para participar do pleito. Além de Caiado, nomes como os dos governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, também são cotados para a próxima eleição presidencial.

O ex-presidente admite a negociação com o Legislativo por uma anistia, mas afirma que a prioridade são os detidos pela participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro e evita detalhar um eventual plano eleitoral. Questionado nesta terça sobre quem seria seu candidato a vice preferido, Bolsonaro desconversou: “Nem arranjei a namorada e vocês querem que eu marque a data do casamento”.

Estadão Conteúdo