quarta-feira, junho 26

George Soares é escolhido o novo Conselheiro do Tribunal de Contas do RN e deixará mandato de deputado estadual!



 George Soares é escolhido o novo Conselheiro do Tribunal de Contas do RN e deixará mandato de deputado estadual. Campeão de emendas, Vale do Açu perderá o maior representante de todos os tempos.


Escolhido em votação secreta realizada pela Assembleia Legislativa, George Soares tem 45 anos, é formado em Ciências Contábeis pela UFRN e conta com especialização em Gestão de Empresas e Pessoas. Ele foi reeleito em 2022 para o seu 4° mandato como deputado estadual com mais de 50 mil votos. George assume o lugar do médico e conselheiro Tarcísio Costa, em razão da sua aposentadoria voluntária.

Para se tornar conselheiro do TCE é necessário ser brasileiro, ter mais de 35 anos, idoneidade moral, reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, além de contar com mais de 10 anos de exercício ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos nas áreas citadas.

George Soares agora será responsável por analisar as contas da Assembleia Legislativa, das câmaras municipais e com parecer prévio, as contas anuais do Governador do Estado e dos prefeitos municipais.

Parabéns, George Soares!

Blog: De olho no RN

Nota de pesar: Nossa prima Vandinha, aos 83 anos.

 


Morreu na manhã desta quarta-feira (26 de junho), Dona Vandinha, nossa prima, aos 83 anos.

Ela sofreu infarto, foi encaminhada para hospital de emergência e estava na UTI em Mossoró, onde passou por cirurgia.

Não resistiu. 

Carnaubaenses, ela residiu longo tempo no Rio de Janeiro, retornou para cá e agora junta-se na morada eterna com Tia Anáulia e Chico Antônio.

Era única filha que estava viva. Não deixou herdeiro.

Logo mais informações sobre velório e sepultamento.



Blog: Toni Martins

Apoios decisivos deverão selar vitória de George Soares na Assembleia Legislativa do RN

 

No plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Neilton Diógenes (PP) confirmou ontem que decidiu seu voto a favor de George Soares. Esta decisão veio após um pedido do deputado federal João Maia (PP), que esteve reunido com a governadora Fátima Bezerra (PT) nas últimas horas. O apoio de Neilton Diógenes fortalece ainda mais a candidatura de George, que está em uma posição favorável na disputa pelo Tribunal de Contas do Estado.

Além disso, o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) reafirmou seu apoio a George Soares, desmentindo especulações contrárias da tropa de choque de Gustavo Carvalho.

George Soares, com os últimos o apoios confirmados de Neilton Diógenes e Kleber Rodrigues, além do respaldo de João Maia e da governadora, segue como o principal candidato a assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado.

FONTE : BLOG ROBSON PIRES

CARTÕES DE CRÉDITO TERÃO NOVAS REGRAS EM JULHO

 

Novas regras serão aplicadas para cartões de crédito a partir do dia 1º de julho deste ano, conforme resolução aprovada em dezembro de 2023 pelo Conselho Monetário Nacional. Entre elas, estão a possibilidade de portabilidade de crédito de um banco para outro e a obrigatoriedade da transparência de informações na fatura.

Desde janeiro deste ano, os juros rotativos do cartão não podem ultrapassar 100% do valor da dívida, ou seja, no máximo as dívidas podem dobrar. Essas três novidades alcançadas em 2024 são benéficas para os donos de cartão de crédito, observa o economista Robespierre do O’.

De acordo com o especialista, a regra da portabilidade funciona da seguinte forma: “A pessoa que tem uma dívida com cartão de crédito, pode levar essa dívida para outro banco. Então, se eu tenho uma dívida no Banco do Brasil, no meu cartão, e quero levar ela para o Santander. Se as taxas de juros forem mais favoráveis para mim, eu posso fazer isso, a portabilidade me permite fazer isso”.

Segundo o economista, essas medidas podem significar menos endividamento e mais tempo de planejamento para os usuários dos cartões. Já para os bancos, a portabilidade significa mais concorrência. “Essa é uma regra que é benéfica no sentido que abre uma concorrência entre os bancos. Principalmente entre os grandes bancos e aqueles eletrônicos”, afirma Robespierre.

Outra regra que passa a ser válida em julho significa clareza e transparência para os donos de cartões. “Hoje, você tem algumas faturas que dão a entender que vale mais fazer o parcelamento do que quitar o cartão”, considera o economista Robespierre. Segundo ele, por vezes a instituição financeira dá a entender que o valor baixo do parcelamento de faturas significa um alívio para o usuário, e não deixa claro quanto ele realmente vai pagar.

Mais transparente

Por isso, a resolução pede destaque para informações como essas. “As taxas de juros que foram cobradas no parcelamento precisam estar bem informadas, e quanto você pode amortizar”, exemplifica Robespierre. De acordo com um estudo do do Banco Central do Brasil, o País tinha ao menos 206 milhões de cartões de crédito ativos ao fim de 2023.

A resolução preconiza que a fatura da conta de pagamento deverá trazer, em destaque, o valor total da fatura, a data de vencimento da fatura do período vigente e o limite total de crédito. Além desses aspectos, deve conter alternativas de pagamento, como opções de financiamento do saldo devedor da fatura, e informações complementares.

Entre as informações complementares, estão os valores relativos aos juros e encargos financeiros cobrados no período vigente, segregados de acordo com os tipos de operações de crédito contratadas; as tarifas cobradas, de acordo com as regras previstas na regulamentação vigente; e a data de encerramento dos lançamentos na fatura do período seguinte.

Projeto propõe proibição de açúcar em alimentos para crianças menores de 2 anos

 

Foto: Reprodução

Um projeto de lei em tramitação no Senado Federal proíbe a adição de açúcar em alimentos destinados a crianças com menos de dois anos de idade, ressaltando os perigos que o consumo precoce de açúcar pode representar para a saúde infantil.
.
De acordo com especialistas em nutrição infantil, a introdução precoce de açúcar na dieta das crianças pode ter consequências adversas significativas. O consumo de açúcar em tenra idade pode predispor as crianças à obesidade, diabetes tipo 2 e problemas dentários graves.
.
A proposta de lei, apresentada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), busca alinhar a legislação brasileira às recomendações já estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que desencoraja fortemente o consumo de alimentos açucarados para lactentes e crianças pequenas. Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação complementar para crianças deve ser composta por alimentos naturais, evitando o uso de açúcares adicionados.
.
Atualmente, muitos produtos alimentícios comercializados contêm açúcar adicionado, mesmo em quantidades aparentemente pequenas. O projeto de lei, se aprovado, não apenas regulamentará essa questão, mas também educará os pais sobre os riscos e benefícios de escolhas alimentares adequadas para seus filhos desde os primeiros anos de vida.
.
A proposta segue em análise na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, onde será debatida por parlamentares e especialistas antes de uma possível votação em plenário.

Fonte: Via Certa Natal

“Gilmarpalooza”: Governos, Congresso e Justiça liberam 160 autoridades para evento de Gilmar em Lisboa

 

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress/Folhapress

Ao menos 160 autoridades da Justiça, dos governos estaduais, da gestão Lula (PT) e de outros órgãos públicos receberam aval para participar do 12º Fórum de Lisboa, evento capitaneado pelo ministro do STF Gilmar Mendes que ficou conhecido como “Gilmarpalooza”.

Parte dos convidados do evento terá despesas pagas com recursos públicos. Dados de portais da transparência apontam gastos já realizados de ao menos R$ 450 mil para levar 30 dessas autoridades a Portugal, onde ocorre o encontro nesta semana.

O valor ainda deve aumentar, pois há pagamentos que são confirmados após o fim da viagem. Em 2023, o gasto público com diárias e passagens relacionadas ao fórum alcançou ao menos R$ 1 milhão.

Folha de S. Paulo

RN é o segundo estado que teve mais motos apreendidas pela PRF

 

Foto: Magnus Nascimento

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do país com o maior número de motocicletas recolhidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2023, atrás apenas do Piauí. Segundo dados disponíveis no site da PRF, no ano passado foram recolhidas 3.233 motos nas estradas federais que cortam o estado. No Piauí, líder do ranking, foram apreendidas 3.329.

Quanto aos carros, a polícia retirou da ruas 3.959 veículos, posicionando o estado potiguar na 9ª posição do levantamento, à frente de estados como São Paulo, que tevea 3.566 carros apreendidos e ficou em 10º lugar; Bahia, em 12º lugar, com 3.158; e Ceará, que ficou em 18º lugar com recolheu 1.917 automóveis confiscados.

A Tribuna do Norte procurou a PRF para comentar os dados e, apesar de confirmar os números, a corporação não explicou o que levou à quantidade de apreensões no RN.

Segundo o professor Emerson Melo, especialista em trânsito, as informações disponíveis no site da PRF não deixam claro se todos os veículos foram efetivamente recolhidos ao pátio da corporação, pois pode ter ocorrido o que ele chama de “recolhimento virtual”. Isso significa que, em alguns casos, apenas o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi retido.

Tribuna do Norte

Aulas na UFRN estão sendo retomadas gradativamente

 

Foto: Magnus Nascimento

Com o fim da greve dos docentes, definido na última quinta-feira (20), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte começou a retomar de forma gradual, desde a segunda-feira (24), as aulas que estavam suspensas. A instituição ainda não definiu a atualização do calendário acadêmico, que só deve acontecer nos próximos dias, com o envio das propostas de revisão ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Os servidores técnico-administrativos seguem em greve, buscando negociação com o governo.

A greve começou em 22 de abril, enquanto no Instituto Federal do Rio Grande do Norte iniciou em 3 de abril. O fim da paralisação dos servidores da UFRN foi anunciada na sexta-feira (21) após a ADURN-Sindicato comunicar a aceitação, pela PROIFES-Federação, do termo de acordo proposto pelo Governo Federal.

O termo garante aos professores um reajuste linear de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, com um aumento previsto entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), e o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde.

Tribuna do Norte

STF deve definir hoje quantidade de maconha que diferencia traficante de usuário

 

Foto: Thought Catalog/Unsplash

O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a julgar nesta quarta-feira (26) a ação que trata da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, com a definição da quantia deverá ser utilizada para diferenciar usuário de traficante.

Com isso, a expectativa é que o julgamento termine depois de nove anos.

Já há o entendimento formado de que o porte para uso pessoal não seja crime, mas sim um ilícito, sem gerar efeitos penais. Todos já votaram nesta questão, mas o resultado oficial do julgamento ainda vai ser proclamado nesta quarta, segundo o presidente da corte, Luís Roberto Barroso.

Também há a maioria a favor de que a corte estabeleça uma quantidade que diferencie usuário de traficante, mas não há consenso sobre qual será a quantia —esse deve ser o principal debate da sessão.

Folha de S. Paulo

SUPERLOTADO: Hospital Walfredo Gurgel fica com pacientes em macas nos corredores e ambulâncias retidas

 

Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, ficou superlotado na noite de segunda-feira (24), o que fez pacientes esperarem por atendimento nos corredores do prédio. O pronto-socorro Clóvis Sarinho também funciona na unidade.

Com a superlotação, alguns desses pacientes nos corredores precisaram usar as macas das ambulâncias, o que manteve pelo menos 14 veículos retidos no estacionamento. As ambulâncias só deixam as unidades de saúde com as macas de volta aos veículos para novos atendimentos.

De acordo com o diretor do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, a demanda, principalmente para atendimentos de ortopedia, aumenta em alguns momentos do dia, como os períodos com trânsito mais intenso em Natal, entre 17h e 19h.

“O Rio Grande do Norte já acompanha esse movimento do Walfredo, porque de fato é a grande referência em trauma no estado. Então, não tem como não esperar grandes movimentos no pronto-socorro, não tem como não esperar grandes movimentos de ambulância circulando e, em certos momentos, travando”, explicou.

g1 RN

Afastamento do trabalho por saúde mental dispara 20%, aponta pesquisa

 

Foto: Reprodução

A quantidade de pessoas afastadas do trabalho por conta de transtornos mentais aumentou 20% em 2023 ante o ano anterior, segundo pesquisa da It’sSeg Company, corretora de benefícios.

Foram cerca de 2 mil casos entre os 473 mil trabalhadores que compuseram o estudo. Desse modo, problemas de saúde mental se tornaram a segunda maior causa de afastamentos do trabalho, atrás apenas de lesões corporais, com pouco menos de 2.300 casos.

Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo — incluindo tendinites e dores musculares em diversas regiões, como a lombar — ocupam a terceira colocação. “Fatores como a incerteza sobre o futuro e a dificuldade para equilibrar a rotina pessoal e profissional após a pandemia continuam afetando a saúde dos profissionais, provocando aumento no número de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais”, diz Marlene Capel, diretora da B2P, consultoria da It’sSeg Company especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas.

Radar Econômico – VEJA

Presidente do Peru é acusada de crimes contra humanidade no TPI

 

Foto: Reprodução

Dois grupos de direitos humanos apresentaram uma queixa ao Tribunal Penal Internacional acusando a presidente do Peru, Dina Boluarte, e membros do seu governo de crimes contra a humanidade relacionados com a morte de 49 pessoas durante os protestos registrados no país andino entre 2022 e 2023.

A Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH) e a Associação Peruana para os Direitos Humanos (APRODEH) apresentaram na terça-feira (25) uma comunicação ao TPI, pedindo-lhe que abra um exame preliminar contra Boluarte e membros do seu governo relativamente às alegações.

Segundo o TPI, a apresentação de uma comunicação é o primeiro passo para estabelecer se, com base nas informações disponíveis, parece que foram cometidos crimes dentro da sua jurisdição. Assim, o tribunal pode proceder à abertura de um exame preliminar completo.

As advogadas Jimena Reyes, diretora do escritório das Américas da FIDH, e Gloria Cano, diretora da APRODEH, reuniram-se na terça-feira com membros do Ministério Público e apresentaram documentação alegando crimes contra a humanidade ocorridos entre 7 de dezembro de 2022 e 9 de fevereiro de 2023, informou um comunicado divulgado pela FIDH.

“As pessoas implicadas na prática dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio foram autoridades estatais, incluindo membros do Exército Peruano e da Polícia Nacional Peruana, que agiram de acordo com uma política estatal planejada ou, no mínimo, aprovada por omissão, pelas mais altas autoridades nacionais do Peru”, conclui um relatório emitido pela FIDH e Aprodeh.

As vítimas “faziam parte de uma população civil de manifestantes ou de pessoas percebidas como tal, principalmente homens jovens e pobres das áreas indígenas do país”, acrescentou o relatório.

A CNN entrou em contato com o governo peruano e com o advogado que representa Boluarte para comentar. A presidente Boluarte negou qualquer responsabilidade pessoal desde o início dos protestos, enquanto o ex-primeiro-ministro Alberto Otarola disse que o governo defendia “o direito dos peruanos à paz e à calma”.

Além das vítimas, houve também centenas de feridos “em consequência do uso indiscriminado de força letal por parte dos militares e da polícia encarregada de patrulhar as manifestações após a declaração do estado de emergência”, disse Cano.

CNN

Chico Buarque! Nosso gigante da música brasileira completa 80 anos de vida e maestria neste

 


"Planeta de Fome", onde construiu uma amizade linda com nossa rainha.
Elza e Chico se conheceram no final dos anos 60, em meio ao ambiente artístico do Rio de Janeiro, em um momento em que ambos ja eram figuras proeminentes na música brasileira.
Mas foi em 1970, quando Elza fugiu do Brasil com destino a Itália, junto com seus filhos e Garrincha após sua casa ter sido metralhada durante a Ditadura militar, que uma amizade ainda mais poderosa surgiu. Chico ao lado de Marieta Severo, lhes estendeu a mão e os ajudou bastante nesse período tão difícil de exílio.
Ambos tinham administração mútua pelo trabalho um do outro. E essa amizade e colaboração entre eles se consolidaram ao longo dos anos resultando em grandes parcerias musicais.
Um dos momentos marcantes dessa colaboração foi a gravação da canção " O Meu Guri" - umas das composições mais emblemáticas de Chico Buarque - na voz de Elza, entre outras como a canção "Dura do Cóccix até o pescoço e a faixa " Façamos (Vamos amar) onde as duas vozes se encontram.
(Faceb)

CHICO TORQUATO

O menino Gleudinho é o futuro de Carnaubais!

 Dia 1º de janeiro de 2025, com a Graça de Deus, Dr. Gleudinho completará 39 anos. E poderá receber um grande presente: ser empossado prefeito de nossa cidade.

Essa é apenas uma das consciências que fazem Gleudinho ser o pré-candidato ideal.

O filho de Manoelzinho e Dona Gilda, tem a alma carnaubaense.


         Gilcema, Júnior, Manoelzinho (in memória), Gilmário e Gleudinho nos braços de sua                                             inesquecível mãe (Dona Gilda). 


Esta foto da família Benevides fala mais do que mil palavras.

Dona Gilda criou seus filhos com ternura e com este mesmo carinho Dr. Gleudinho vai cuidar do povo de Carnaubais.

Júnior Benevides, meu amigo, muitas vezes injustiçado, suporte as pedradas. Você é forte!

Gilmário, vão lhe atacar, mas você é coluna da família, tem estrutura e sabedoria.

Gilcema, mulher guerreira, honrada guardou bem os ensinamentos da sua querida mãe.

A família Benevides é imensa.

São milhares de carnaubaenses, conectados com o mesmo sentimento,  vendo o sol raiar anunciando um novo dia, um novo tempo!

Blog: Toni Martins 

GRANDE OTELO/SHAKESPEARE

 


Grande Otelo teve um começo de vida bastante sofrida. Ele era filho de uma mãe alcoólatra e um pai que morreu esfaqueado quando era jovem. Isto influenciou determinante sua personalidade que, apesar de tão engraçado, tinha um lado também soturno de poeta. O seu nome, na verdade, era Sebastião Bernardo da Costa. Mas de onde veio o apelido Grande Otelo? O apelido surgiu na Companhia Lírica Nacional, onde o jovem tomava aulas de Canto Lírico. O maestro julgava que quando ele crescesse poderia cantar a ópera Otelo, de Verdi. A ópera por sua vez foi inspirada na peça William Shakespeare, o Mouro de Veneza. Por sua pequena estatura recebeu o apelido de pequeno Otelo, mas depois, a crítica o apelidou de " Grande Otelo", por conta de seu inenarrável talento que o fazia ser mesmo diante dos palcos e telas do Cinema. CHICO TORQUATO

segunda-feira, junho 24

DEPUTADO ESTADUAL CORONEL AZEVEDO, FIRME E FORTE COM DR.GLEIDSON BENEVIDES!


Representando nosso Partido Liberal (PL), o Senador @rogerio.smarinho, e nosso Deputado Federal @generalgirao , neste sábado (22), participamos do lançamento da pré-candidatura de Gleidson Benevides à Prefeito, e dos pré-candidatos a vereador dos partidos que representam a união pelo bem de Carnaubais.
Dr. Gleidson atualmente é vice-prefeito e está pronto para dar continuidade ao processo de desenvolvimento social e econômico que está acontecendo no município, buscando de um futuro melhor para a população.
Em nome do ex-prefeito Júnior Benevides, presidente do Partido Liberal em Carnaubais, agradeço a todos pela recepção. Juntos, podemos fazer a diferença! Contem sempre com o nosso apoio
Todas as reações:
Adilio Lacerda e 11 outras pessoas

Em cinco meses, RN registra aumento de 6,94% na arrecadação do ICMS

 

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no acumulado de 2024, comparado aos anos anteriores. Nos primeiros cinco meses de 2024, o Estado arrecadou um total de R$ 2,84 bilhões em ICMS, registrando um aumento de 6,94% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Este valor representa um crescimento contínuo da arrecadação do imposto desde 2020. Os dados são do Boletim do Sebrae-RN, elaborado com base nos dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

Em maio de 2024, a arrecadação mensal do ICMS foi de R$ 645 milhões, uma leve queda em relação aos R$ 652 milhões arrecadados no mesmo mês do ano passado. No entanto, o desempenho geral do ano mantém a tendência de crescimento, impulsionado principalmente pelo aumento no consumo e na atividade econômica.

Nos primeiros cinco meses de 2024, o setor terciário, que inclui serviços e comércio, liderou a arrecadação com um total de R$ 1,860 milhões, um aumento de 8.96% em relação ao ano anterior. O setor secundário, que compreende as atividades industriais, arrecadou R$ 417 milhões. O setor primário, englobando agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo e pesca, contribuiu com R$ 69 milhões em ICMS no acumulado do ano. A arrecadação do ICMS sobre a energia elétrica e os combustíveis também se destacou. O setor de petróleo e combustíveis contribuiu com R$ 660 milhões, enquanto o setor de energia elétrica arrecadou R$ 321 milhões.

No último mês, o setor terciário arrecadou R$ 355 milhões, mantendo a liderança na arrecadação. O setor secundário arrecadou R$ 79 milhões, enquanto o setor primário contribuiu com R$ 13 milhões em ICMS. Já o setor de petróleo e combustíveis contribuiu com R$ 129 milhões, enquanto o setor de energia elétrica arrecadou R$ 67 milhões.

Ao detalhar os subitens do ICMS, observa-se que em maio o comércio varejista liderou com uma arrecadação de R$ 144 milhões, seguido de perto pelo comércio atacadista, que contribuiu com R$ 136 milhões. Os serviços de comunicação e de transporte também desempenharam papéis importantes, contribuindo com R$ 15 milhões e R$ 7 milhões, respectivamente. Outros serviços adicionaram R$ 53 milhões à arrecadação, mostrando a diversidade de atividades econômicas que impulsionam o ICMS no Rio Grande do Norte.