quarta-feira, janeiro 19

ARTIGO - NARA LEÃO - MUSA DA BOSSA NOVA

 

Nara Leão, foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira, nasceu no dia 19/01/1942, em Vitória_ Espírito Santo, se viva fosse, hoje estaria completando 80 anos de vida.
Desde criança se interessava por música, e passou toda sua adolescência envolvida com música: reunia-se com amigos na praia ou em casa, tocava violão e escrevia letras.
Seu primeiro namorado, Roberto Menescal, seu amigo da época de escola e que frequentava sua casa nas reuniões musicais.
Em 28/03/1963, lança-se profissionalmente no Show Trailer do que seria o musical Pobre Menina Rica, de Carlos Lyra e Vinícius de Morais.
Em 1965, a cantora passa a ficar mais conhecida, não somente por sua belíssima voz, mas também por sua opinião sincera e polêmica sobre os assuntos que envolvia o país, como a ditadura, concedendo diversas entrevistas no rádio e na TV.
No ano de 1968 começa a apresentar musicais em teatros de Ipanema, também passa a se envolver mais com política, participa de protestos e manifestações públicas contra a ditadura.
Em 1969, fez sua última apresentação no Pará. Ao voltar para o Rio de Janeiro, sua saúde piora, não havendo tempo hábil para que os médicos pudessem salvá-la.
A musa da Bossa Nova morreu na Casa de Saúde São José em 07 de junho numa quarta feira e sepultada no Cemitério de São João Batista, também na Capital Fluminense.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário