sábado, maio 15

COSERN AMPLIA DOAÇÃO DE REFRIGERADORES PARA VACINAS A TODOS OS MUNICÍPIOS DO RN

 

A Cosern ampliou a doação de refrigeradores científicos para armazenamento de vacinas a todos os municípios do Rio Grande do Norte. No final de abril, a distribuidora potiguar já havia entregue os equipamentos aos 95 municípios potiguares com IDHM menor do que 0,61 e ao Governo do Estado. Nos próximos meses, serão entregues mais 71 refrigeradores às cidades que não tinham sido contempladas na primeira fase da doação.

“O objetivo da ação, além de apoiar os municípios mais vulneráveis durante a crise na saúde, foi reduzir o consumo de energia e de doar refrigeradores apropriados para armazenar vacinas e medicamentos em vez dos modelos de uso doméstico, o que não é recomendado”, explica Ana Christina Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

“A ideia surgiu pela lógica de que, se os municípios comprassem os refrigeradores apropriados sem ajuda das distribuidoras, eles não fariam uma troca e sim acrescentariam mais carga ao sistema elétrico”, complementa Ana.

Os modelos de refrigeradores científicos escolhidos pela Cosern são de fabricação nacional e a maior parte deles tem capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

As câmaras têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, para o armazenamento adequado das vacinas, e são dotados de sensores e bateria, ferramentas que ajudam a evitar o comprometimento dos imunizantes.

Em uma estratégia criada para evitar o desperdício de energia com o aumento da carga, a Cosern continuará recebendo dois refrigeradores ou freezers inadequados para vacinas, a cada novo equipamento entregue.

Para contribuir com o consumo mais eficiente de energia pela população das cidades beneficiadas, outra ação integrada ao projeto é a entrega de lâmpadas de LED para postos de saúde, hospitais e consumidores residenciais de baixa renda. Esse modelo permite uma economia de até 40%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário