sexta-feira, abril 16

PESQUISA APONTA POSSÍVEL CENÁRIO PARA FÁTIMA, STYVENSON E FÁBIO DANTAS NA DISPUTA PELO GOVERNO DO ESTADO EM 2022

 

Pesquisa realizada pelo Instituto IPSensus, entre os dias 04 e 12 de Abril de 2021, mostra três cenários para a disputa ao Governo do RN em 2021.

No primeiro cenário a governadora Fátima Bezerra(PT) aparece com 21,0 pontos percentuais, seguida do perfeito de Natal, Ávaro Dias(PSDB), com 20,0 pontos percentuais, e do senador Styvenson Valentim(Podemos), que obteve 14,0 pontos percentuais.

Esse primeiro cenário tem tudo para não ser concretizado, uma vez que o prefeito de Natal, Álvaro Dias, vem declinando da ideia de concorrer ao Governo do Estado, preferindo continuar administrando a prefeitura da capital.

No segundo cenário os números mostram a governadora Fátima Bezerra com 19,0 pontos percentuais, empatada com o senador Styvenson Valentim, também com 19,0 pontos, ambos seguidos do ex-vice-governador Fábio Dantas, que obteve 8,0 pontos percentuais.

No terceiro cenário apresentado pelo IPSensus, Fátima Bezerra aparece com 20,0 pontos percentuais, seguida pelo senador Styvenson, com 16,0 pontos percentuais, e em terceira colocação aparece o minstro Rogério Marinho, com 10,0 pontos percentuais.

Como o ministro Rogério Marinho pretende disputar o Senado Federal e não o Governo do Estado, a possibilidade de um enfrentamento político com a governadora e o senador Styvenson está descartado.

Apenas no segundo cenário a probabilidade de um confronto político envolvendo Fátima, Styvenson e Fábio Dantas, na disputa pela cadeira número 1 do governo estadual é mais provável. Os três nomes já conversam sobre disputar o Governo do RN em 2022.


O potencial político de Fátima, Styvenson e Fábio Dantas

Fátima Bezerra

Apesar de a governadora Fátima Bezerra estar com a caneta cheia de tinta nas mãos, suas decisões têm atrapalhado a sua imagem política, principalmente nas recentes medidas adotadas para combater o avanço da pandemia do Covid-19 no estado.

A aquisição de respiradores danificados e outros que nunca chegaram, somados ao insucesso provocado com o fechamento das atividades consideradas não essenciais à população, e a falta de leitos de UTI nos hospitais estaduais são os protagonistas do fracasso da gestão do PT no RN, além de o Estado sinalizar para uma possível não continuidade do pagamento “em dia” dos servidores estaduais.

Outra realidade que desfavorece a governadora Fátima Bezerra é o fato de a sua gestão até então não apresentar resultados mínimos que possam sinalizar uma recuperação na economia e o equilíbrio nas finanças públicas.

Senador Styvenson

Eleito para o Senado Federal numa eleição atípica, o senador Styvenson Valentim parece acreditar que o cenário será o mesmo em 2021 e segue fazendo “carreira solo”, utilizando apenas as ações do seu mandato para conquistar os votos necessários para governar o RN.

O senador Styvenson não tem mostrado qualquer interesse em formar palanque com líderes de outros partidos políticos, preferindo, talvez, utilizar as plataformas digitais para propagar suas mensagens políticas.

Fábio Dantas

Político de uma geração nova e idealizador, com posições práticas e objetivas, Fábio Dantas tem sido até o momento o único nome cogitado para disputar o governo estadual a detalhar a crítica situação econômica e social do RN, apontando soluções apoiadas em medidas necessárias à recuperação da governabilidade do RN, sem se preocupar com qualquer possível desgaste de sua imagem política no futuro. Para os mais próximos Fábio tem dito que salvar o RN do caos iminente é o seu maior propósito político.

O capital eleitoral da esposa Cristiane Dantas, deputada estadual pelo Solidariedade, facilita o trabalho que parte da oposição vem fazendo para que o nome de Fábio Dantas possa unir a oposição, podendo ter como companheiro na chapa para o Senado o ministro Rogério Marinho, atualmente sem partido.

Para amigos mais próximos Fábio Dantas tem dito que mais importante do que o nome indicado para disputar o Executivo estadual é oferecer ao povo do Rio Grande do Norte um projeto inovador capaz de viabilizar o bom funcionamento da máquina pública.

Como para disputar uma campanha política para o cargo de governador é indispensável contar com o apoio do maior número possível de líderes e lideranças municipais, Fábio Dantas desde o ano passado, a pedido de correligionários, vem auxiliando gestores municipais com a elaboração de projetos que possam dinamizar a economia e promover melhorias sociais no interior do RN.

A esperança do povo potiguar

A reação da população do RN aos padrões ultrapassados de gestão pública derrotou nas urnas de 2018 políticos tradicionais que vão encontrar sérias dificuldades se pensarem em retornar à vida pública.

O empobrecimento da economia no setor produtivo e a falência das finanças do Estado, provocados pelo mal gerenciamento da coisa pública estão fazendo com que o eleitor potiguar passe a ser mais exigente quanto a escolha do próximo governante e dos próximos representantes no Congresso Nacional. As ideologias partidárias e as oligarquias estão perdendo espaço nesse novo cenário que está sendo desenhado para as eleições de 2021.

Cada vez mais o eleitor do RN está indo ao encontro da política de resultados e abandonando políticos de estimação. Chegou o momento de o povo potiguar confiar suas esperanças nas mãos de quem realmente sabe o que fazer e como fazer para melhorar a vida de todos. Quem é ou já foi, e não tem bons resultados para apresentar, tem tudo para ser reprovado nas urnas em 2022.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário