quinta-feira, abril 15

ARTIGO - PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO - PINA

 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.
As origens da Pinacoteca do Estado de São Paulo remetem a criação do Liceu de Artes e ofícios de São Paulo. Fruto de um contexto de profundas modificações sociais, políticas e econômicas que operavam no referido estado na segunda metade do século XIX.
Os núcleos urbanos adensavam-se e modernizavam-se. Os capitais acumulados pelos cafeicultores eram reinvestidos na incipiente indústria, realimentando o ciclo de prosperidade.
Os imigrantes europeus supriam em parte essa necessidade, mas tornava-se imprescindível qualificar a mão de obra nativa para atender a obsessão de renovar a Capital Paulista.
As transformações urbanas decorrentes deste processo material demandavam cada vez mais profissionais habilitados a trabalhar com os métodos construtivos surgidos após a revolução industrial.
As Artes visuais, em consonância com seu projeto de criar as bases para uma " Futura Escola de Belas Artes de São Paulo", com a tarefa de preencher também essa lacuna e, extrapolando seu objetivo original de habilitar artesãos, passou a atuar no âmbito do ensino artístico.
Para a elite paulista que se formava na virada do século XIX para o século XX, a cultura erudita além de um indício de civilização, era também a afirmação do crescimento econômico e um fator relevante para a construção de uma identidade nacional em sentido amplo.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário