sexta-feira, abril 16

ARTIGO - MONA LISA

 

Mona Lisa, também conhecida como a Gioconda, ou ainda Mona Lisa del Giocondo, esposa de Giocondo, é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Muitos historiadores da arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença e uma figura proeminente no Governo florentino.
A historiadora Maike Vogt-Luerssem sugeriu, após ter pesquisado o assunto por 17 anos que a mulher por trás do sorriso famoso é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da Côrte durante onze anos.
Embora utilizando uma fórmula aparentemente simples, a síntese expressiva que Leonardo conseguiu entre modelo e paisagem tornou este trabalho uma das mais populares e analisadas pinturas de todos os tempos.
São numerosas as suas reproduções e utilização na publicidade, objetos do dia a dia como referência cultural.
Como consequência dessa composição, o olhar de Mona Lisa parece acompanhar quem a observa. Enquanto quadro mais famoso do mundo, adquiriu um estatuto de íncone cultural. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu de Louvre, em Paris, e é uma das suas maiores atrações.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário