sábado, janeiro 16

ARTIGO - BARÃO DO RIO BRANCO

 

José Maria da Silva Paranhos Junior, nasceu no Rio de Janeiro no dia 20/04/1845, filho de José Maria da Silva Paranhos o Visconde do Rio Branco e de Dona Tereza de Figueiredo Faria
Foi advogado, diplomata, geógrafo, professor, Jornalista e historiador brasileiro. Iniciou-se nas letras, nas páginas da revista popular, com uma biografia sobre Luiz Barroso Pereira, comandante da Fragata Imperatriz, desenhou e escreveu sobre a guerra do Paraguai, defendendo o ponto de vista do Brasil.
Na carreira política, como promotor público e deputado geral pelo Partido Conservador, ainda no Império, foi um dos fundadores e redator no periódico A Nação, tendo colaborado no Jornal do Brasil.
Ocupou o cargo ao longo do mandato de quatro Presidentes da República - Governos de Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca, configurando-se uma unanimidade nacional em sua época.
Consul Geral em Liverpool, Superintendente em Paris dos serviços de imigração para o Brasil e Ministro Plenipotenciário em Berlim, assumindo o Ministério das Relações Exteriores.
O Barão do Rio Branco faleceu no dia 10/02/1912 aos 66 anos vítima de insuficiência renal. O Brasil caiu em luto, uma multidão chorosa acompanhou o caixão até o cemitério do caju, onde o ministro foi enterrado com honras de Chefe de Estado.
Recebeu o título de Barão do Rio Branco as vésperas do fim do período imperial, mas continuou a utilizar o título " RIO BRANCO " em sua assinatura mesmo após a proclamação da república. Isso se deu por ser um monarquista convicto e para homenagear seu falecido pai, o Senador e diplomata José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário