sábado, julho 4

ARTIGO - LUIZ GONZAGA O REI DO BAIÃO

Há que se dizer que é indispensável tratar acuradamente do Nordeste Brasileiro, sem passar pelo filho do mestre Januário José dos Santos, conhecido na região como o sanfoneiro dos oito Baixos e de Ana Batista de Jesus, carinhosamente tratada por Santana.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu na fazenda caiçara em Exu, sertão de Pernambuco no dia 13/12/12, considerado um dos maiores sociólogos do Nordeste por suas interpretações criativas da música popular Brasileira.
Apaixonado pela sanfona desde menino recebendo as influências musicais de Seu Januário, no final da adolescência, aos 17 anos fugiu de casa, resolveu tentar a vida em Fortaleza/CE, alistou-se no exército e como soldado viajou por todo o Brasil.
Só não conseguiu largar a música e aos poucos conseguiu se apresentar ao público.
Deixou a farda e resolveu voltar a Pernambuco, nove anos longe de casa, já era hora de dar notícias a família, de lá, foi para o Rio de Janeiro e apresentou-se no programa de calouros sob o comando de Ari Barroso e Silvino Neto.
Logo o rei do baião conseguiu gravar uma música como cantor e sanfoneiro "Dança Mariquinha", sua primeira composição e lhe rendeu uma amizade duradoura com Humberto Teixeira que ao lado dele gravou sucessos inesquecíveis como Baião, Asa Branca e Paraíba, conheceu sua primeira esposa Odaleia Guedes dos Santos e com ela teve o seu primogênito Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior "Gonzaguinha", mais tarde o artista conheceu sua segunda mulher Helena Cavalcanti e ficaram juntos até o fim da vida de Luiz Gonzaga.
Com Helena o cantor adotou uma menina Rosa Gonzaga. Gonzagão se consolidou como artista e cantou para o Papa João Paulo ll.
O rei do baião faleceu em 1989 e pelo seu legado recebe muitas homenagens.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário