quarta-feira, maio 22

Chico Buarque ganha o Prêmio Camões


Compositor, músico, cantor e poeta, Chico Buarque conquistou ontem o maior prêmio literário da língua portuguesa, o Camões, pelo conjunto dos seus textos literários e teatrais. 

Organizado pelos governos do Brasil e Portugal e contando com jurados dos dois países e das demais nações de língua portuguesa na África, o prêmio foi concedido ao Chico escritor por unanimidade e anunciado na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Chico Buarque já fora distinguido duas vezes com o Prêmio Jabuti, o mais importante do Brasil no âmbito da literatura, pelo romance "Leite Derramado", de 2010, livro que também venceu o extinto Prêmio Portugal Telecom de Literatura, e por "Budapeste", em 2006.

Chico foi escolhido pelos jurados Antonio Cícero e Antônio Carlos Hohlfedt, do Brasil; Clara Rowland e Manuel Frias Martins, de Portugal; Ana Paula Tavares, de Angola; e Nataniel Ngomane, de Moçambique.
O consagrado compositor estreou como romancista em 1991 com "Estorvo", depois escreveu "Benjamim" (1995), "Budapeste" (2003), "Leite Derramado" (2009) e "O Irmão Alemão" (2014). Em 2017, Chico recebeu o Prêmio Roger Caillois, na França, também pelo conjunto da obra.

Abaixo, os livros de Chico Buarque:
"Chapeuzinho amarelo", de 1970; livro infantil com ilustrações de Ziraldo
"Fazenda modelo", de 1974; novela
"Gota d'água", de 1974; peça de teatro
"A bordo do Rui Barbosa", de 1981; poemas
"Estorvo", de 1991; romance
"Benjamin", de 1995; romance
"Budapeste", de 2003; romance
"Tantas palavras", de 2006; todas as letras
"Leite derramado", de 2009; romance
"O irmão alemão", de 2014; romance.
O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor "cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum".

BLOG DO ALEX MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário