sábado, agosto 31

MOEDA SOCIAL CARNAÚBA DESTAQUE DO RN TV 1ª EDIÇÃO DESTE SÁBADO

]

Os telespectadores da Inter TV CABUGI foram surpreeendidos com a veiculção da moeda CARNAÚBA, sendo apresentado além fronteiras do nosso municipio, 
A moeda foi lançada no último dia  9 de agosto, estando fazendo parte da realidade financeira no comércio interno com boa aceitação popular. 
Apesar de existir ainda uns bloqueamentos por motivação partidária dos adversários do gestor municipal que deu apoio logistico a Coopafac pra admisnistrar o gerenciamento do banco solidário, criado pra dá sustentabilidade com garantias oficiais do Banco do Nordeste Brasileiro/BNB.
JÁ NÃO FAZEM MAIS PROTESTOS COMO ANTIGAMENTE
Apesar do empenho do SINDISEC na condução do evento, o órgão representativo de classe não conseguiu aglutinar na manhã de ontem a metade dos servidores que defende e representa, tendo apenas uma tímida participação de filiados com coragem de expor seus motivos.
Dirigentes escolares, educadores, pais e alunos vieram as ruas, alguns politicos infiltrados no manifesto, não foram capazes de reunir uma expressividade maior de pessoas pra protestar contra o absurdo ocorrido com o descaso das unidades de ensino da rede estadual.
Mesmo tendo a nação vivenciado um ciclo recente de protestos populares,  a sociedade cobrando massivamente melhorias de ordem social: Educação, Segurança, Saúde e outras necessidades básicas, aqui em Carnaubais os temas explorados e a miscigenação de interesses partidários, talvez tenha desestimulado o povão de participar.


HENRIQUE USA A TÁTICA MEIA PEDRA MEIO TIJOLO

Henrique diz que decisão do PMDB não interfere nos municípios

- Publicado por Robson Pires
reuniao PMDB
Segundo O Mossoroense, Ele garantiu de antemão que a medida não afetará alianças do PMDB com o DEM em nível municipal e isso inclui Mossoró. “A decisão é em nível estadual. Não afeta os municípios. Os diretórios têm autonomia para se aliar a DEM, PT ou qualquer outra legenda. Isso não afeta as alianças municipais. Isso não afeta a autonomia do partido nos municípios”, acrescentou.
Na coletiva, o termo rompimento foi tratado como um tabu. Henrique preferiu usar termos como “afastamento do projeto político e pessoal da governadora” ou “adotar uma posição de independência”.
ROMILDO QUEIROZ ACHA QUE O PHS INTEGRANDO UMA FORTE COLIGAÇÃO SEU NOME TERÁ CHANCES DE CHEGAR A CÂMARA FEDERAL
Ontem tivemos uma prolongada conversa com Romildo Queiroz, após seu retorno de visita aos municipios seridoenses. 
Segundo avaliações do postulante a uma vaga pela sigla humanista na câmara federal, tendo atualmente uma base de contatos em 22 municpios, suas chances serão evidentes de acordo com a coligação do PHS no plano proporcional e majoritário.
 Romildo Queiroz aposta na avalanche de votos recebidos por Henrique Alves, João Maia e Rafael Mota, visto com titãs eleitorais e outros nomes de envergadura deste sistema coligado, pra canalizar sua eleição. 
Deseja ser o Paulo Wagner da eleição passada entrando com uma votação simplificada de 55 mil votos e o representante do PHS tem previões superiores.
No projeto de aliança já costura fazer dobradinhas  no seridó com Nelter Queiroz e Álvaro Dias, no vale vai dividir seus contatos com George Soares e Ricardo Mota com quem pretende casar votação.  
Fazendo ainda uma dobradinha genuinamente do Partido com Leandro Prudêncio nos municpios onde o PHS tem diretórios.
PR DE JOÃO MAIA RESOLVE CONTINUAR SEGURANDO A ALÇA DO CAIXÃO
Joao-Maia_pr_370
Ninguém sabe até quando, no entanto o PR do deputado João Maia que havia sinalizado romper com o governo Rosalba Ciarlini, cancelou a reunião marcada para 14 de setembro com esta finalidade.
 João Maia recuou da decisão após o partido ter abocanhado a sobra deixada pelo PMDB, aceitando a escolha feita pela governadora, optou por Shirley Targino, filiada do PR pra ocupar a Sethas que estava vacante com a exoneração de Luiz Eduardo Carneiro. 
Sendo a nomeação de Shirley Targino, visto como pivô da permanência do Partido da República no arco de apoio  do governo.
Os bastidores politicos reflete que o PR, vai continuar até mais adiante segurando a alça do caixão do governismo estadual, vai aproveitar as sobras do banquete, mantendo alguns membros em cargos estratégicos da estrutura governamental, a debandada deve acontecer mais adiante.
Todo RN sabe que o moribundo governo respira mecanicamente, com a saida da dupla liderança dos Alves do sistema de aliança, na hora que o PR tomar igual procedimento, a única saida é convidar o restante pra prestigiar o velório do governo Rosalba.

sexta-feira, agosto 30

PMDB oficializa rompimento com o Governo Rosalba

Publicado por Robson Pires
reuniao PMDB
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Alves, acaba de anunciar, após reunião do diretório estadual do partido, que a legenda se retirou oficialmente da base aliada do governo Rosalba Ciarlini.
Depois de duas horas de discussão, os peemedebistas também que o PMDB tentará o projeto de candidatura própria ao Executivo em 2014.  “A partir de agora, o PMDB oficializa o rompimento político com a governadora Rosalba Ciarlini”, resumiu Henrique.
Uma das últimas indefinições era a secretaria estadual de Agricultura, do titular Júnior Teixeira, e Emparn dirigida por Henderson Magalhães, mas Henrique garantiu Que vai pedir aos dois para entregarem os cargos.

Garibaldi descarta candidatura ao Governo em 2014

Ministro da Previdência confirmou ao jornalista Diógenes Dantas “não ter motivação” para a disputa no ano que vem.

Marília Rocha, Gerlane Lima
A política e as movimentações para a disputa em 2014 foram os principais temas da entrevista do programa RN Acontece nesta sexta-feira (30) que teve como entrevistado o ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB).
Questionado pelo jornalista Diógenes Dantas sobre a possibilidade do seu nome ser lançado pelo PMDB para o Governo do Estado, Garibaldi descartou. “Estou sem motivação para ser candidato a governador”, frisou.
O outro nome do PMDB para a disputa seria o do deputado estadual  Walter Alves (PMDB), filho do ministro. “Ele (Waltinho) poderá ser candidato ao Governo se a sociedade achar que o nome dele é viável. Eu acho que ele não deveria ser. Acho que o momento é um momento difícil, ele é bastante amadurecido, mas eu entrego a candidatura dele ao partido, a ele. Por mim, ele não será candidato", comentou. Para avaliar as possibilidades de nomes do partido, o PMDB fará uma pesquisa no próximo mês.  
Durante a entrevista, Garibaldi respondeu questões sobre as ações na Previdência e sobre o rompimento do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). "O relacionamento (entre PMDB e DEM) vinha se deteriorando e eu me senti responsável por isso, porque apoiei a governadora", comentou. 

Hoje a tarde o PMDB se reúne com correligionários para discutir o rompimento oficial e a entrega de cargos do governo. "Eu acredito que tenhamos a confirmação por parte da comissão executiva, presidida por Henrique e a saída dos secretários, possa representar hoje o distanciamento do governo. Todos do PMDB devem entregar os cargos do governo”, detalhou. 

Fonte: Nominuto
O TOQUE DO BERRANTE
HenriqueGaribaldi-PMDB
O presidente do PMDB estadual Henrique Eduardo Alves  e o lider de votos do partido ministro Garibaldi Alves, estarão reunindo hoje na sede da sigla em Natal, o restante da executiva partidária, pra sacramentar o anúncio do rompimento oficial com o governo Rosalba Ciarlini.
A reunião é uma espécie de toque do berrante dado pela vaqueirama, tangendo a manada pra se confinar em outro pasto.
Os dois estrategicamente emparedaram a governadora usando  o famoso jogo de empurra conhecido como: "Segura aqui que bato acolá" e assim minaram a linha de cintura do governo que eles diziam servir.

LARGANDO A TETA

Garibaldi desembarca

Fora do governo Rosalba
Garibaldi Alves decidiu pular do combalido barco de Rosalba Ciarlini, que enfrenta 80% de rejeição da população potiguar. Garibaldi entregou na segunda-feira as cadeiras da Secretaria de Assistência Social e do comando da Potigás, a Companhia Potiguar de Gás, ambas ocupadas por aliados seus.
Por Lauro Jardim

Professores da rede estadual encerram greve

Categoria decidiu aceitar contraproposta do Governo do Estado que contempla pagamento de hora-atividade, entre outros pontos

Por Moisés de Lima 

A presidente do Sinte Fátima Cardoso apresentou hoje à tarde a contraproposta do governo estadual à categoria (Foto: Wellington Rocha)
Após uma longa rodada de negociações com o Governo do Estado os professores da rede estadual de educação em assembleia realizada hoje à tarde decidiram encerrar a greve iniciada no dia 12 de agosto.

A categoria decidiu aceita a contra proposta da Secretaria Estadual de Educação que contempla  a manutenção das letras de função que agregam tempo de serviço, o pagamento de terço de hora-atividade que será pago em seis vezes, a prorrogação do concurso publico e a formação de uma comissão de estudo para a revisão do plano de carreira dos professores.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte)  avaliou que uma queda de braço com o Governo  seria muito prejudicial para a a sociedade, especialmente alunos e pais.  ” As conquistas não foram aquelas que a categoria gostaria, mas entendemos que houve avanços em nossas reivindicações”, avalia a presidente do sindicato, Fátima Cardoso.

Fonte:  www.portalnoar.com

Postado por Carlos Skarlack

Agnelo Alves acredita que rompimento de Garibaldi com Rosalba é combinado com Henrique

Em entrevista ao Jornal de Hoje o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) disse que se o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), rompeu com o governo Rosalba Ciarlini (DEM), é porque está “combinado” com o deputado federal Henrique Eduardo Alves: “Ninguém espere uma posição diferente de Garibaldi e Henrique. Se Garibaldi já saiu para o rompimento, é porque está combinado com Henrique”, afirmou ele hoje.
9624
Sobre a entrega dos cargos, Agnelo diz que Garibaldi acertou. “Por ele, os cargos já estariam na mão de Rosalba há muito tempo”, afirma, classificando o governo Rosalba como “arquejante”. Para o deputado, “Rosalba não tem opinião pública, não tem ninguém que defenda, nem o DEM está satisfeito com ela, que eu saiba”, disse o parlamentar.
Agnelo disse que se o governo Rosalba já está fragilizado, com o rompimento do PMDB ficará muito mais. “O governo está muito parecido com o nada. Fragilizado política e administrativamente. Não tem projeto nem tem plano. É um governo diferente, inusitado. Desconheço um que se pareça”. Agnelo disse que o rompimento de Rosalba com o vice-governador, Robinson Faria, foi o primeiro erro político da democrata. “A partir daí ela não cometeu nenhum acerto, só desacertos”.
Postado por Marcos Dantas

Definida programação oficial da etapa de Assú do seminário "O PT Debate o RN"

Evento será realizado na Câmara Municipal de Assú
ASSÚ - Com dois temas que simbolizarão o eixo central do evento, está definida a programação da etapa de Assú do Seminário "O PT Debate o RN", uma realização da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores no Estado. 
A etapa que terá lugar ao município do Assú envolverá os municípios do Vale do Açu, da região Central e da região Salineira, segundo adiantou o coordenador regional do partido, professor Joildo Lobato Bezerra.
O seminário será realizado amanhã, a partir das 9h, no interior do plenário da Câmara de Vereadores do Assú. 
"O programa [do seminário] será dividido em dois momentos", registrou Joildo Lobato. A expectativa é que as atividades se prolonguem até o começo do período vespertino. "Esperamos o comparecimento de delegações do PT das três regiões e de outras cidades próximas", adiantou o coordenador.
A parte inicial consistirá de duas mesas-redondas. A primeira girará em torno do tema "Análise social, econômica e ambiental: desafio e perspectiva". A segunda destacará a temática "Conjuntura Política e Eleições 2014". A primeira exposição dentro do primeiro foco contará com a participação do chefe do escritório estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Rio Grande do Norte (IBGE/RN), Aldemir Freire.
Ele abordará o tema "Análise social, econômica e ambiental das microrregiões do Vale do Açu, Central e Salineira". A explanação seguinte, focalizando "O desenvolvimento social do Governo Federal", será feita pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura do Assú e representante do Conselho Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Maira Leiliane Oliveira Almeida.
A terceira preleção destacará "Desafios e perspectivas para as microrregiões Vale do Açu, Central e Salineira", com a participação do professor/mestre Joacir Rufino de Aquino, do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú. Em seguida, será aberto espaço para a realização de debates livres.

POLÍTICA
A segunda metade da programação do seminário terá um enfoque mais dirigido às questões políticas. A exposição sobre a "Conjuntura das microrregiões Central, Salineira e Vale do Açu" será feita pelo prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira (PT). 
Em seguida, o tema "A conjuntura política estadual e os desafios para as eleições 2014" será dirigido pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT). E, por final, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) exporá sobre "A conjuntura nacional e a reeleição da presidenta Dilma".

Fonte: O Mossoroense

 Estimativa populacional do IBGE traz melhorias para Carnaubais



O governo federal divide os valores arrecadados do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o IR(Imposto de Renda) para os estados e municípios. Este método é conhecido como FPE para os estados e FPM para os municípios.

Os cálculos da divisão destas receitas são realizadas pelo Tesouro Nacional e é baseado no número de habitantes, para isto, o Tesouro usa os dados populacionais informados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Segundo o Tesouro, para os municípios até 10.185 habitantes é distribuído o menor coeficiente denominado 0,6 que é o caso de Carnaubais, depois vêm o 0,8, 1.0, 1.2 assim sucessivamente. Quanto maior a população, maior o repasse do Governo Federal para os estados e municípios.

O Diário Oficial da União publicou hoje a nova estimativa populacional dos municípios brasileiros com vigor a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Segundo a publicação oficial, Carnaubais conta a partir de 1º de julho de 2013 com 10.491 habitantes, passando assim ao coeficiente 0,8. 

No tocante a distribuição dos recursos federais isso representa um acréscimo de R$ 90 (noventa) mil reais mês nas nossas receitas. Recebemos com alegria a notícia para o nosso município.

Postado por Luizinho Cavalcante

Deputado Ricardo Motta também poderá romper com o Governo Rosalba Ciarlini

Relação entre a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente Ricardo Motta ficou pior depois dos cortes do Executivo ao orçamento da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), poderá romper a qualquer momento com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). O líder do Poder Legislativa estadual seria a quarta liderança partidária a se afastar do governo. Já se afastaram do governo o vice-governador Robinson Faria (PSD), o senador Paulo Davim (PV) e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB).
Nos bastidores da Assembleia Legislativa, a possibilidade de rompimento de Ricardo Motta com o governo Rosalba Ciarlini é tida como real. O sentimento que predomina é de que os políticos que querem ajudar o governo não encontram receptividade na gestão estadual. Com o próprio Ricardo Motta, aliado importante, não tem sido diferente.

No último dia 7, Ricardo fez pronunciamento discordando do corte que Rosalba fez no orçamento. Na oportunidade, o presidente da Casa pregava o diálogo para evitar a crise e o tensionamento entre os poderes. Em aparte, o deputado Fernando Mineiro (PT) chegou a afirmar que o diálogo pressupõe que as duas partes estejam interessadas. No caso do governo, porém, não houve interesse.
DESENTENDIMENTO
Se o clima entre os líderes dos poderes executivo e legislativo, desde então, já não estava bom, parece que a relação azedou mais ainda desde então. Na semana passada, Ricardo foi procurado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Carlos Augusto Rosado, para pedir que conversasse com os deputados acerca da importância de se aprovar um novo empréstimo – de R$ 800 milhões – para o Estado.
Diferentemente das outras vezes, nesta, Ricardo teria sido duro: disse que não era papel do presidente conversar com os deputados. “O governo tem um líder”, teria dito Ricardo, aconselhando Carlos Augusto a conversar pessoalmente com os parlamentares. Ricardo teria deixado claro que não iria fazer às vezes de chefe do Gabinete Civil ou de líder do governo para resolver questões de interesse do governo com os deputados estaduais.
CONTRIBUIÇÃO
Na Assembleia, há um consenso de que, diante das dificuldades financeiras alegadas pelo governo, a Assembleia aprovou diversos empréstimos e não se vê a aplicação dos recursos. Neste sentido, Ricardo teria considerado que não tem argumento para convencer os deputados. “O gabinete é que tem que convencer”, teria dito.
Político experiente, Ricardo sabe que já deu a parcela de contribuição que ele poderia dar ao governo. Até então totalmente desarticulado na Assembleia Legislativa, o governo só conseguiu aprovar as matérias do seu interesse através do prestígio do presidente da Casa. Assim, as matérias mais importantes do governo foram aprovadas até agora, sem nenhuma dificuldade.
Fonte: Jornal de Hoje

ALTO DO RODRIGUES "Abelardo garante cumprir 1/3 de hora-atividade para os professores", disse Irani Cunha

A afirmação parte da secretária municipal de educação Irani Cunha (foto) que participou de uma reunião no último domingo, em Carnaubais com presidentes de Sindicatos dos Servidores de várias cidades. 

Secretários de educação de pelo menos dez cidades do Vale do Açu foram convidados, mas apenas a Secretária Municipal de Educação de Alto do Rodrigues (a professora Irani Cunha) prestigiou o evento.


Um dos objetivos da reunião era tenta entrar em acordo com os secretários de educação e gestores das dez cidades convidadas para garantir  a implantação de 1/3 de hora-atividade.

Segundo a lei 11.738/2008 (art. 2º), que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica, na composição da jornada de trabalho deve-se observar o limite de 1/3 (um terço) da jornada será dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala.

Na prática, os professores têm que trabalhar 30 horas em sala de aula e 10 serão dedicadas para a preparação de aulas e demais atividades. A Secretária Municipal de Educação confirmou na reunião com os sindicatos que o prefeito Abelardo já garantiu o cumprimento de 1/3 de hora-atividade para 2014 

Para a Secretária Municipal de Educação Irani Cunha, esse 1/3 de hora-atividade é incentivo e vai  melhorar ainda mais a qualidade na educação no município. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto do Rodrigues Dalvanira Morais também esteve presente na reunião do último domingo.

quinta-feira, agosto 29

DESTACANDO CARNAUBAIS

Carnaubais- Prefeito se reúne com comerciantes que irão expor seus stands na VI Feira de Negócios


Na tarde de Ontem quarta-feira (28), o prefeito Luizinho Cavalcante se reuniu com comerciantes, empresários e artesãos de Carnaubais, que irão expor seus stands na VI Feira de Negócios. A exposição fará parte da programação do cinquentenário de Emancipação Política e Administrativa do Município. 

Na oportunidade comerciantes, empresários e artesãs discutiram assuntos relacionados a feira e sobre a nova moeda da cidade, a "Carnaúba", que vem dando certo a cada dia. Sobre a moeda o prefeito falou que esta emana recebeu a visita da reportagem da Inter TV Cabugi que vieram conferir de perto o grande sucesso da nova moeda.

A VI Feira de Negócios acontecerá dias 12 e 13 de setembro na Praça Santa Luzia a partir das 19:00 horas.

Estudantes lotam a câmara de vereadores para assistir palestra sobre o tabagismo

Câmara municipal lotada de alunos, assim foi o que ficou registrado na manhã desta quinta-feira em Carnaubais quando da realização de uma palestra sobre o tabagismo idealizada pelo Governo Mais Desenvolvimento através da secretaria de saúde que tem como titular Sônia Nóbrega. 

Abriu os trabalhos o prefeito Luizinho Cavalcante que falou sobre a importância da presença dos alunos no evento, após fez uma explanação a Dra. Rosa Araújo que ao final foi sabatinada pelo alunado.

Postado Por Magno Marques

Ida do PMDB para oposição cria um cenário de dificuldades para Rosalba Ciarlini na Assembleia


Relação entre a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente Ricardo Motta ficou pior depois dos cortes do Executivo ao orçamento da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação
Relação entre a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente Ricardo Motta ficou pior depois dos cortes do Executivo ao orçamento da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação
O afastamento do PMDB em relação ao governo do Estado criará um cenário de dificuldades para a governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. Caso confirme-se o rompimento do partido, a partir de amanhã o governo terá apenas nove deputados, contra uma bancada de 15, entre independentes e a grande maioria oposicionista – restando ainda 16 meses de governo pela frente.
Com a saída dos quatro deputados do PMDB, a base de Rosalba passará a contar com os deputados Antônio Jácome (PMN), George Soares (PR), Getúlio Rego (DEM), Gilson Moura (PV), José Adécio (DEM), Leonardo Nogueira (DEM), Raimundo Fernandes (PMN), Ricardo Motta (PMN) e Vivaldo Costa (PR).
Entre oposicionistas e independentes, a oposição contaria então com 15 parlamentes, sendo eles Agnelo Alves (PDT), Ezequiel Ferreira (sem partido), Fábio Dantas (PHS), Fernando Mineiro (PT), Gesane Marinho (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB), Gustavo Carvalho (PSB), Hermano Morais (PMDB), José Dias (PSD), Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSB), Nélter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), Walter Alves (PMDB) e Kelps Lima (sem partido). A bancada da oposição poderá ser maior, caso o PR declare rompimento.
Nos bastidores, o desarranjo na base governista é atribuído às dificuldades impostas pelo próprio governo, que mesmo diante das dificuldades da gestão, não deu abertura para o diálogo – mesma postura adotada pela gestão com os poderes e com os grevistas. Durante todo o governo até agora a governadora só se reuniu uma vez com os deputados da base, ainda em 2011. Nunca houve preocupação da gestão de ouvir os deputados, que circulam pelo interior, visitam as bases e conhecem os problemas.
Sobre a atenção dispensada pelo governo à Assembleia, o deputado estadual Agnelo Alves chegou a comparar que o governo quer aprovar suas matérias de um dia para o outro, mas passa seis meses para responder aos requerimentos dos deputados – mostrando desatenção e desarticulação.
Para muitos deputados, Rosalba já superou a ex-prefeita Micarla de Sousa há muito tempo. Micarla saiu da gestão com mais de 90% de desaprovação. A única coisa que não se pode acusar o governo é de corrupção, conforme admitido pelo próprio vice-governador Robinson Faria (PSD), adversário político da governadora. Já a ineficiência seria a marca registrada.

Impeachment de Rosalba Ciarlini tramitaria com facilidade na Assembleia Legislativa
A possibilidade de processo de impedimento da governadora Rosalba Ciarlini passa a ser mais real na Assembleia Legislativa, com o rompimento do PMDB em relação ao governo do Estado. Embora oficialmente ninguém tenha levantado esta hipótese na Casa, é comum ouvi-la em rodas de conversas e na sociedade.
Diante do desgaste do governo, entretanto, se houver o processo, não há dúvida que ele tramitará com facilidade. Ambiente propício existe, inclusive depois de amanhã, quando o PMDB efetivamente vai ter seu rompimento com o governo, com quatro deputados que deverão engrossar a bancada da oposição.
Jornal de Hoje

Apagão atinge todas as 9 capitais do Nordeste

Josias de Souza


Aconteceu de novo. Um blecaute espalhou breu pelos Estados do Nordeste. As causas e a abrangência da encrenca ainda não vieram à luz. Já se sabe, porém, que foram desligadas da tomada todas as nove capitais nordestinas. A energia caiu às 15h03. A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, informa que começa a ser restabelecida. Não se sabe, porém, quando todo o sistema estará normalizado.
Em setembro do ano passado, Dilma foi à tevê para anunciar um corte médio de 20% nas contas de luz. Desde então, registraram-se em diferentes pontos do país seis apagões de grandes proporções. No penúltimo, ficaram no escuro por uma hora cerca de 3,5 milhões de consumidores em 12 Estados.

Artigo:

 Falta humildade ao governo Rosalba

Aquela preocupação em momentos desagradáveis, a seriedade tão presente em crises administrativas, são características que ficaram nos antigos comandos do Estado. Atualmente, a gestora do Rio Grande do Norte aparece publicamente desmotivada a ser indagada sobre problemas da sua regência e, se um jornalista a questiona: faz cara feia, olha sério, tenta intimidar, mas não se preocupa em convencer.
A governadora Rosalba Ciarlini parece viver em um mundo distante da realidade, não é de hoje. Desde o inicio, o seu governo pareceu ignorar os pontos a serem avançados no Rio Grande do Norte, para se prender às criticas aos antecessores.
Usou o discurso político por muito tempo e o transformou em atos administrativos. Exonerou a maioria dos bons técnicos do Estado, desfez as equipes da base administrativa, centralizou as decisões, dispersou os projetos e se perdeu no próprio quadro. E que quadro!
Preocupação foi tão grande em descaracterizar a gestão anterior, que o Estado emperrou, não conseguiu desenvolver os serviços básicos-burocráticos por muito tempo e, quando retomou, acumulou uma demanda que não mais conseguiu atender as necessidades da população.
O governo Rosalba desagrada os servidores, é insatisfazível aos outros poderes e não se dá bem com os anseios da sociedade. E com esse arsenal de problemas na eminência de explodir, ainda vivencia o agravante de uma administradora que não tem resposta.
E ninguém entende se o 'ar de arrogância' é uma ironia ou a auto-defesa.
Portal Nominuto

O sonho atual do deputado Henrique Alves é votar no ministro Garibaldi Filho para o governo.
Mesmo sabendo que Garibaldi não topa, ainda tem esperança de tentar convencê-lo.
O que Henrique não quer de jeito nenhum é a candidatura do primo Walter.
Para Henrique, certamente o deputado estadual Walter Alves é muito novo para ser o que ele nunca conseguiu: ter um mandato no Executivo.

Walter hoje é para Henrique, o fantasma que até bem pouco tempo foi o primo Carlos Eduardo, hoje prefeito e de pazes feitas com o presidente da Câmara.
Carlos conseguiu. Foi eleito prefeito. Henrique tentou duas vezes e não conseguiu. Carlos se elegeu duas.
Por isso, na qualidade de presidente do PMDB, Henrique fará de tudo para evitar que “Waltinho” chegue onde ele não conseguiu.
Até a promessa de, se eleito presidente da Câmara, repassar a presidência do PMDB para Walter, foi descumprida.
O clima entre os primos só não é pior por causa da liderança – de voto e prestígio – de Garibaldi, pai de Walter.
Que não quer a candidatura do filho para o governo, não por causa de Henrique, mas por considerar que o momento não é dos melhores e a eleição do filho pode pôr em risco sua carreira política, já que o cenário político brasileiro hoje é um dos piores dos últimos tempos.

Sem Garibaldi na disputa, e tirando Walter do páreo…resta o próprio Henrique, que depois do fantasma do avião da FAB perdeu a graça da disputa pelo governo e hoje trabalha para ser o deputado federal mais votado.
Menos do que isso seria pouco para o cargo que exerce hoje no cenário nacional.

Henrique tentou ainda o primo – hoje querido – Carlos Eduardo (PDT), para ser o candidato a governador com apoio do PMDB.
Mas, o que seria um upgrade para o prefeito da capital, pode ser um desastre, já que o projeto familiar ficará muito visível aos olhos da população hoje muito irritada com as armações e articulações da política.

Então…o vice-governador Robinson Faria seria o nome do PMDB?
Uma vez, da outra tentativa de Robinson disputar o governo, ouvi de Henrique, num almoço do Hotel Ocean Palace, que Robinson seria o “seu governador”.
Hoje Henrique já pensa diferente. No verão, em um almoço na praia de Jacumã, falou que “Robinson não”.
Mas…sem candidatura própria, e sem sequer conseguir fabricar um candidato, como queria com o empresário Marcelo Alecrim, que não topa, restaria ao PMDB apoiar Robinson?

A vice-prefeita Wilma de Faria (PSB), para o PMDB, é carta fora do baralho na disputa majoritária.
Então…
Melhor aguardar.
Afinal de contas, o PMDB ainda nem rompeu oficialmente com o governo Rosalba Ciarlini.

Mas, é certo que, com o tratamento dispensado ao filho deputado Walter, Garibaldi não repetirá cenas da sua vida na política: não irá mais para o sacrifício. Em nome de ninguém.

Fonte: Thaisa Galvão

Comissão de Direitos Humanos do RN e da AL entregam relatório para ministro da Justiça

- Publicado por Robson Pires marcia comissao
A deputada Márcia Maia (PSB) leu em plenário, na manhã desta quarta-feira, trecho do relatório que trata da situação da segurança pública do Rio Grande do Norte. Elaborado por agentes que atuam no setor, o documento foi entregue ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na semana passada quando ele esteve na cidade para lançar o programa “Brasil Mais Seguro”.
“A situação da falta de segurança decorre da omissão criminosa do poder público”, destaca o documento. Márcia Maia falou ainda sobre o aumento progressivo e indistinto da violência. “Ontem um policial militar foi assaltado e baleado. Se formos comparar proporcionalmente com o estado e São Paulo, a situação do Rio Grande do Norte é bem pior. Estamos ultrapassando o numero de 1 mil homicídios, número maior que o total de todo o ano de 2012. São aproximadamente quatro homicídios por dia no RN”, frisou.
A deputada criticou a ausência de representantes do governo do estado em audiência pública sobre o tema, de sua propositura e realizada na semana passada. “Debatemos durante quatro horas, de forma exaustiva, os problema da segurança pública do estado, e durante essa audiência pública, nós conseguimos que fosse feito um relatório do caso da segurança pública do RN”, disse.

quarta-feira, agosto 28

Apagão no Nordeste foi causado por queimada no Piauí, afirma ministro

Publicado por Robson Pires 


O GLOBO – O apagão que deixou no início da tarde de hoje todos os estados do Nordeste sem luz foi causado por uma queimada em uma fazenda do Piauí, confirmou no início da noite o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Logo após o incidente, uma fonte do governo havia informado que o problema teria iniciado na Bahia, o que foi retificado por Lobão.
Segundo o ministro, o apagão teve início às 14h58m e derrubou duas linhas de transmissão: uma da empresa Isolux e outra da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A queda provocou a retirada de 10 mil megawats (MW) do sistema, informou Lobão.
O ministro afirmou ainda que o sistema começou a ser religado cerca de 40 minutos após a queda. Relatos sobre o retorno da energia nas capitais da região começaram a repercutir em redes sociais por volta de 16h45m. Segundo o ministro, às 17h30m, todo o sistema já estava normalizado.
O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero na região (Salvador, lhéus, Paulo Afonso, Aracaju, Maceió, Fortaleza, Recife) e Belém, na região Norte. Segundo a assessoria de imprensa, os geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados.