quarta-feira, novembro 30

Mais de 80% dos assuenses aprovam a
administração do prefeito Ivan Júnior

O prefeito Ivan Júnior, do PP, conseguiu conquistar um índice de aprovação nunca visto na história do Assu. A administração dele tem mais de 80 por cento de aprovação segundo pesquisa divulgado pela Teledata. Veja os números:
Aprova 80,85%
Desaprova 19,15%
Como o Sr(a) avalia a administração do Prefeito IVAN JÚNIOR de um modo geral?
Ótima 26,00%
Boa 36,64%
Regular 26,24%
Ruim 6,15%
Péssima 2,36%
Não sabe/Não respondeu 2,60% 
A Teledata realizou pesquisa nos dias 26 e 27 de novembro de 2011 com o objetivo avaliar a administração municipal e estadual e ainda identificar a intenção de voto do eleitorado do município de Assu/RN, com relação à sucessão municipal de 2012.
Foram realizadas 423 entrevistas, sendo 317 na zona urbana e 106 na zona rural, com margem de erro de 3,0 pontos percentuais.
LOCAIS PESQUISADOS:
URBANA: Alto São Francisco, Bela Vista, Centro, Cohab, Dom Eliseu, , Feliz Assu, Frutilândia, IPE, Lagoa do Ferreiro, Parati 2000, São João, Vertentes/Promorar
RURAL: Baviera, Bela Vista Piató, Linda Flor, Medubim, Mutamba, Nova Esperança, Olho D'água/Piató, Porto Piató, Palheiro, Panon I e II, Poré, Riacho, Santa Clara, Santo Antonio.

Postado por Valderi Tavares
 

SEXTA CULTURAL COM ARTE NA PRAÇA FARÁ PRÉ-ABERTURA DA FESTA DE SANTA LUZIA

 


A Sexta Cultural do mês de dezembro fará uma pré-abertura da festa de Santa Luzia com as seguintes atrações:

I - Torneio do Soletrando com a participação das escolas
E.M PRINCESA IZABEL DO DISTRITO DO ENTRONCAMENTO
E.M ABEL ALBERTO DA FONSECA
E.E. ADALGIZA EMÍDIA DA COSTA

Participação do COVER DE MICHAEL JACKSON
Grupos de Dança: RELUZ E ARTE EM MOVIMENTO

A Cantora natalense DODORA CARDOSO.

O evento acontecerá neste dia 2 de dezembro no largo da Matriz de Santa Luzia a partir das 20:00h.

REALIZAÇÃO:
Secretária de Cultura e Turismo
 
Fonte: Assessoria da SEMC
 
 
Senador Garibaldi Alves, pai do ministro, está hospitalizado no Sírio Libanês
Senador Garibaldi Alves será submetido a uma cirurgia cardíaca
Senador Garibaldi Alves será submetido a uma cirurgia cardíaca
O senador Garibaldi Alves, pai do ministro Garibaldi Filho (Previdência), está em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, realizando exames preliminares para uma cirurgia cardíaca. Médicos que atendem ao senador diagnosticaram, após ele ter reclamado de incômodos no peito, a necessidade de retirar o stent instalado em um dos vasos sanguíneos que abastece o coração, substituindo-o por uma ponte safena e mamária.
 O procedimento cirúrgico é relativamente simples e os riscos para o paciente são mínimos.
O senador Garibaldi Alves está sendo atendido pela equipe do cardiologista Roberto Kalil, com assistência do também cardiologista Fábio Jatene.
 A cirurgia está marcada para a próxima semana. Até lá, o senador ficará hospitalizado.
O senador está com 88 anos e assumiu a cadeira no Senado Federal após a eleição de Rosalba Ciarlini para o Governo do Estado.

 
Fonte: Tribuna do Norte

Prefeito de Porto do Mangue sob investigação do Ministério Público

- Publicado por Robson Pires


A Promotora de Justiça da Comarca de Assú, Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo, abriu inquérito civil público, para investigar denúncia de irregularidades na reforma das Escolas Municipais Major Amaro Campielo e Francisca Serafim de Sousa, ambas localizadas no município de Porto do Mangue sob a administração do prefeito Francisco Gomes, o Titico.
Ela solicita perícia técnica ao setor de engenharia se a obra contratada foi integralmente executada, qual a diferença entre o valor que foi pago e o valor correspondente à parcela da obra executada e se houve superfaturamento, entre indagações a respeito da reforma nas escolas municipais.
COLOCANDO O PINGO NOS IS

Justificamos um involuntário lapso de informação, ontem publicamos a doação de livros ao Museu Zulmira Bezerra de Siqueira como ação prestimosa da conterrânea Leonice Alves, houve na verdade uma inversão de atitudes.
 Leonice fez doação de um Quadro (imagem) pra ser afixado no Museu, destacando sua pessoa como Diretora do antigo Grupo Rural, atualmente sede do Museu.
Laura Alves sua irmã, foi quem fez doação dos livros pra melhorar o acervo da instituição municipal.
 Laura foi por um bom tempo chefe do antigo Nure na cidade dos poetas, estando se restabelecendo de cirurgia, está safenada e passando bem, conforme a informações dadas pelo professor Moura seu esposo.
O Assu Passado a Limpo

Hoje por volta de meio dia, resolvi saborear na aconchegante churrascaria do Dida Bola, umas maminhas e bistecas de suino bem ao gosto do meu avançado ácido úrico.
 Tomei na companhia do meu filho Adilio, umas doses de Campari pra relaxar os enrijecidos músculos dos meus 61 janeiros.
Travei um rápido bate papo com o proprietário, conversa reforçada pelo leitor assiduo do blog, Júnior Bezerra.
Como é de costume, a politica  faz parte do meu cotidiano, ouvi poucas e boas a respeito do Assu, seu passado, seu presente e com certeza, reflexos vivos para um futuro próximo de acontecer.
 Outro fregûes que também dispensou um dedinho de prosa conosco, foi o amigo Sergio Rocha, numa mesa ao lado saciava  a fome.
O bom da conversa, foi justamente saber que o Assu está bem administrado na ótica destes informantes, fizeram um paralelo entre o passado e o presente, pela descrição feita, o futuro do Assu vai ter continuidade.
O pitoresco foi quando um camarada chegou dizendo, me parecia gente da capital, o  VT  postou uma matéria, dizendo que Ronaldo Soares tava dando coice no vento, essa eu não sabia, embora soubesse que seu corococó pelo que ouvi na churrascaria vai ter uma longa e tenebrosa jornada.
 Conclusão da conversa, pelo passado a limpo a respeito da cidade, Ivan Júnior, está de vento em popa trabalhando pelo o Assu.

MATOU A PAU


PROTESTO DE UM SÓ


Várias são as formas de lutar pelo que é de direito ou para que se torne direito. “E muitas dessas formas vimos se manifestar por diversas partes do mundo. Podem ser  acampamentos como o do movimento Ocupe Wall Street” nos Eua, ou pode ser abaixo-assinados com de um bairro qualquer. Podem ser greves gerais como acontecem atualmente em vários países da União Europeia, como pode ser um panelaço realizado por donas de casa. Pode ser protestos simbólicos e criativos com os do Greenpeace, pode ser a luta armada como aconteceu na Líbia.

A legitimidade de algum qualquer manifestação popular, como as citadas acima, não se dará numa análise matemática. Não se pode dizer que é legítimo ou não uma manifestação pelo número de pessoas que a compõe. Ou Hitler não contava com a maioria dos Alemães para executar o extermínio de judeus? Hitler tinha uma grande maioria da população Alemã ao seu favor. Isso torna legítima a atitude do Nazismo?

E o que dizer do jovem chinês que enfrentou sozinho tanques chineses na tentativa dizer um basta a repressão do governo chinês? A atitude daquele jovem seria ilegítima porque estava sozinho? Ele agiu por simples capricho ou juntamente com ele havia milhares de outros jovens que gostariam de ter tomado a mesma atitude mas no momento não teve a mesma ousadia e determinação?

Pois é, a legitimidade de uma manifestação política está longe de ser analisada por uma simples operação aritmética. É fruto de uma análise da conjuntura histórico-social onde determinado povo está inserido. Se conhece a partir da condição em que vive esse povo. E não de números.

Para um bom entendedor meia palavra basta, mas em respeito as minorias (o que, inclusive, nossa Constituição garante proteção), a aquelas que não entendem meia palavra e que gostam de somatórios, deixo clara as minhas palavras:

Os quatro gatos pingados que protestaram contra a má administração de Rosalba, representam os mais de 50% dos potiguares que se declaram insatisfeitos com sua administração.



Thiago R. N. Cavalcante

“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.” (Charles Chaplin)
Vereador Décio Cabral fez a denúncia que está havendo fraude no programa Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O vereador Dércio Cabral fez a denúncia e o blog Macau em Dia foi apurar. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) é uma estratégia em saúde do Governo Federal, que visa através do incentivo financeiro mensal de R$ 20.000,00, dá incentivo à Saúde da Família. O NASF de Macau era para ter os seguintes profissionais: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; e Terapeuta Ocupacional.

No entanto, o NASF de Macau tinha uma equipe mínima com apenas 5 especialidades: Fisioterapia, Nutrição, Farmacêutico, Assistente Social, Ginecologia e Educação Física, especialidades necessárias para melhoria da saúde do povo, mas que devido o desdém do prefeito Flávio Veras com a saúde de Macau não possuímos, já que Macau não tem um Pediatra, não tem Psicólogo e não tem um Fonoaudiólogo no sistema de saúde público.

Além de não ter esses serviços, as especialidades cadastradas pelo prefeito Flávio Veras no sistema de informação do Ministério da Saúde estão funcionando de forma inadequada e outras inexistentes. A Nutrição é realizada por Rosineide de Souza Xavier, mas para surpresa geral, Rosineide não trabalha na Clínica da Família, e sim no Centro de Saúde, sendo que sua carga horária chega às 60h semanais. É como Rosineide tivesse trabalhando de domingo a domingo. Obtemos a informação que Rosineide também é nutricionista da Fundação Antônio Ferraz, mas seu nome não está no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O senhor Olivacir Rocha de Freitas Junior está cadastrado como Farmacêutico, mas conforme apuramos, ele dá expediente no Centro de Saúde, como Bioquímico. O Educador Físico Arthur Luiz Ferreira Julião só dá expediente na Praça das Mães, sendo que Macau possui mais 4 academias populares em outras praças, compradas em parte com Incentivo do Governo Federal. Será que só a população do Valadão e adjacência pode ter direito a assistência especializada na prática de atividades físicas?

Uma das assessoras do ex-Secretário de Saúde, Dr. Diá, a Assistente Social Miriam Gomes Borges não sabe nem o caminho da Clínica da Família, pois ela dá expediente na Secretaria de Saúde. A Ginecologista não trabalha na Clínica da Família, já que os pacientes são atendidos no Hospital Antônio Ferraz, isso descaracteriza o programa NASF, já que a Ginecologista deveria dar suporte às Equipes Saúde da Família, mostrando o descaso do Governo Flávio Veras com as mulheres macauenses e com as gestantes, que procuram as clínicas particulares, devido Macau não ter um aparelho de ultrassom em seu sistema público de saúde.

Veja a nova fraude no NASF:

Prefeito de Porto do Mangue desafia o Ministério Público

Publicado por Robson Pires

Foto arquivo 

O Ministério Público precisa abrir os olhos para a prefeitura de Porto do Mangue. O prefeito Titico realizou concurso público e não está chamando os aprovados. Desafiando o MP que recomendou a realização do concurso. Não se comenta em outra coisa na cidade. O prazo dos concursados aprovados prescreve agora no final de dezembro. Dizem que por lá ele manda e desmanda na cidade. É a própria lei em pessoa. E é candidato à reeleição em 2012. Vem despencando nas pesquisas com alto índice de rejeição. Deverá ser derrotado, é o que comentam na cidade.
Cadê o Ministério Público?
Aniversariante do dia







O blogueiro, o aniversariante, e os amigos Juscelino França e Nelson Dantas

Enviamos efusivos cumprimentos de felicitação ao presado amigo Paulo Roberto Macedo Montenegro.
 Paulinho Catita como nos acostumamos a chamá-lo nos bons tempos da nossa juventude.
 Paulinho está de idade nova hoje, com certeza comemora a data ao seu estilo, o ex-deputado, é sem sombra de dúvidas uma excelente pessoa humana, digno da atenção das amizades... Nossos parabéns!
Governo Fazendo o Futuro apresenta seus diferenciais a população na noite de hoje
A administração de Luizinho Cavalcante vem tornando público uma realidade de transparência dos atos de governo.
Sua equipe de planejamento, elencou 40 pontos diferenciais da gestão atual, mostrando com dados efetivamente cristalinos que seu governo ganha comparativamente o certame entre os demais gestores que tiveram o privilégio de administrar Carnaubais.
ROSALBA NEGA TER FALADO MAL DE VILMA E IBERÊ

A governadora atribui ao Jornal de Hoje distorção da sua entrevista, afirmando ter os ex-governadores Vilma de Faria e Iberê Ferreira de Sousa pleno conhecimento da fraude bilionária praticada pelo Consórcio Inspar em conexão com o Detran.
A frase:  “Vilma e Iberê sabiam de todo esquema fraudulento”, é de responsabilidade do Jornal, assim se descata a governadora perante a opinião pública.

ESSA ALMA QUER REZA

Agripino elogiou Dilma no trabalho para concessão do aeroporto

- Publicado por Robson Pires


O senador José Agripino (DEM), em discurso nesta terça-feira (29), afirmou que o Brasil deu um passo à frente com a realização da obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), cujo contrato de concessão foi assinado pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira. Ele elogiou a presidente que, em sua opinião, “reconheceu o caminho certo a seguir” ao lançar mão da eficiência do capital privado para tocar obras nas quais o Estado encontra dificuldade.
“Você pode ter conceitos, ideologias, mas você tem obrigação de ter equilíbrio, e a presidente Dilma mostrou que tem, quando foi a Natal assinar o ato de concessão”, disse ele, lembrando que a presidente contrariou a posição do PT durante a campanha eleitoral, contrária às privatizações.

VALE A PENA LÊ DE NOVO

 
Cultura do poder 

A Lei para a maioria, o "jeitinho" sujo para a parentada 

Impressiona a cultura política do compadrio que impera no Rio Grande do Norte e Brasil. Muitos estudiosos e leigos insistem na tese de que é uma herança lusitana, de além-mar.
Bambinos de qualquer bacana com ficha suja, ou não, nunca estão desempregados. E sempre arranjam empregos de ótimo verniz social e excelente remuneração.
Não precisam provar que possuem competência ou mesmo decência.
Basta o “QI” – Quem Indique.
Eles povoam todas as esferas do poder, do Judiciário ao Executivo.
Quando são flagrados em deslize, ninguém quer se arriscar à simples menção de proximidade com eles, mesmo sendo cúmplices desse costume da camaradagem com uso do dinheiro público.
Enquanto isso, os filhos da ralé, da escumalha, da maioria dos brasileiros, têm que se matar na concorrida luta pela sobrevivência e ascensão social, através de concursos e triagens em empregos privados.
Por vezes, ainda passam pela tortura da vitória num certame público, como casos de concursos do Detran, Polícia Militar e Polícia Civil, mas não sabem se serão chamados.
De novo, estamos nas mãos dos “donos do poder”, essa elite inescrupulosa e covarde – com raras exceções -, que se acostumou a empunhar a lei para restringir direitos da maioria, mas sempre arranja um atalho para favorecer seus parentes medíocres ou bandidos.
Pobre Brasil, pobre RN!

Postado por Carlos Santos

Ricardo Motta é agraciado com Medalha do Mérito Militar conferida pela governadora Rosalba Ciarlini 

  Foto: Márlio Forte

Ricardo recebeu Medalha do Mérito Militar das mãos da governadora Rosalba Ciarlini


O deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa, foi agraciado na noite de ontem com a Medalha do Mérito Policial Militar Luiz Gonzaga.

Conferida pela governadora Rosalba Ciarlini, a honraria é destinada a militares e civis que tenham se destacado com serviços prestados à Polícia Militar.

Medalha foi entregue a Ricardo pela própria governadora.

Motta agradeceu a homenagem e destacou que a Assembléia Legislativa sempre esteve e estará sensível às causas da Polícia Militar do RN.

“Sinto-me muito honrado com a homenagem e esse sentimento eu compartilho com todos os deputados que sempre foram e haverão de ser sensíveis às matérias que venham a contribuir para melhorar a Polícia Militar em todos os seus aspectos”, afirmou o presidente da Assembléia.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins, também foi agraciado com a Medalha Mérito Policial Militar Luiz Gonzaga. 

A solenidade aconteceu no Centro de Convenções.

ALTO DO RODRIGUES

Vereadores explicam voto contra os recursos para o saneamento básico
Alto do Rodrigues - Os cinco vereadores do Alto do Rodrigues que votaram contra o crédito suplementar para fazer as obras de esgotamento sanitário do município enviaram documento ao De Fato, esclarecendo os motivos que os levaram a ir de encontro a uma obra tão importante.
Os vereadores disseram que pediram no mês de maio de 2011 para o prefeito Eider Medeiros detalhar como seriam usados os recursos e não receberam resposta. "Por isso não aceitamos e repudiamos a injustiça que tentam cometer conosco", diz os vereadores.
Na nota, os vereadores Francisco de Assis Cabral Leonez, José Itamar dos Santos Nixon da Silva Barracho, Maria Auxiliadora da Silva Sena, Jonas Augusto de Souza, disseram que o Poder Executivo pediu Crédito Especial na ordem de R$ 3,45 milhões para "despesas" em 2011. Cita entre outros convênios firmados entre o Município e a União, o esgotamento sanitário.
Ora, como todos sabem, os recursos para a execução do saneamento básico de Alto do Rodrigues, será financiado pelo Ministério da Saúde, que já disponibilizou na Caixa Econômica Federal, a quantia de R$ 989.511,54, no total de quase 3 milhões e trezentos mil reais a serem liberados, no decorrer da obra, conforme medição e aprovação técnica por parte dos engenheiros.
Além disso, a contrapartida do Município, um valor ínfimo na ordem de pouco mais de R$ 102.000,00. Os cinco vereadores, guardiões do dinheiro público, não se sentem responsabilizados pelo atraso no início da obra do saneamento, pois não existe nenhum impedimento da Câmara Municipal, com relação a qualquer obra conveniada do Município com o Governo Federal.
No Projeto de Lei 001/2011, o prefeito Eider Medeiros pede autorização para abrir Crédito Especial para despesas no exercício de 2011. "O que pedimos foi para detalhar este projeto, com dados do projeto de execução do saneamento básico, projeto de impacto ambiental e o cronograma físico financeiro, esse último, para detalhar com clareza e confirmar o montante e a origem do dinheiro a ser utilizado na obra. Até essa data, não recebemos nenhuma informação".
Os vereadores encerram a nota se colocando à disposição para aprovar qualquer projeto que venha a beneficiar a população e acusam o prefeito de tentar transferir o desgaste de sua administração, que já consome quase 3 anos de mandato, para a oposição na Câmara Municipal.

Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, novembro 29

Ao Estilo Central do Brasil

Apesar da modernidade atual, recursos eletrônicos e virtuais disponiveis, acabamos de receber via professor Carlos Augusto Pereira da Silva, noticias de uma trupe conterrânea residente em Natal.
Falo das irmãs, educadoras, Laura e Leonice Alves, me mandaram abraços e uma boa noticia, ambas acessam diariamente nosso blog, juntamente com os demais familiares.
Retorno pelo processo on line, a satisfação dos cumprimentos pessoais das Carnaubaenses, gente fina, com laços bem profundos e raizes robustas em toda região do vale.
Em tempo: Agradecemos em nome da cultura coletiva do municipio, a doação feita por Leonice de uma pilha de livros pra melhorar o acervo literário do Museu Zulmira Bezerra de Siqueira, instalado no primeiro governo de Luizinho Cavalcante na cidade histórica,  (antiga cidade).

Tá no blog de Jefferson santos


Luizinho: Projeto Transparência e Cidadania, um evento considerado pioneiro no RN

"Se todos os prefeitos seguissem esse exemplo de Luizinho e mostrassem a população de forma clara para onde estão indo os recursos da prefeitura, viveria-mos bem mais tranquilos." 

 

O governo Fazendo o Futuro realizou ontem na cidade de Carnaubais às 19:30h no bairro Pacheco o projeto Transparência e Cidadania, evento que é considerado pioneiro no RN.

Com o "Transparência e Cidadania" o prefeito vai ao encontro da população expor quanto o município recebe e pra onde vai o dinheiro.

A corbertura do evento foi feita pelo Assessor de Imprensa
Magno Marques, que já divulgou as fotos em seu blog.
Deputado Fábio Dantas Vem Prestigiar Os Diferenciais do Governo Fazendo O Futuro
    Marcos Alberto está perfilado ao centro entre os amigos papa e Jr.

O presidente do PHS de Carnaubais, agrônomo Marcos Alberto Lopes, convidou o deputado Fábio Dantas, único representante da sigla humanista no parlamento estadual pra visitar nossa cidade nesta 4ª feira.
A vinda do parlamentar do PHS, acontece na ocasião em que o governo "Fazendo o Futuro" reune o arco de partidos aliados pra apresentar os pontos diferenciais da gestão Luizinho Cavalcante.
O evento será realizado a partir das 19.00 horas no recinto da Câmara Municipal.
Gestão Desenvolvimento Para Todos Realiza Reunião Administrativa
O governo Ivan Padilha reuniu na manhã de hoje auxiliares administrativos pra avaliar ações de 2.011 e planejar metas pra 2.012.
 Coordenada pela chefe de gabinete Sandra Padilha, a equipe discutiu propostas e objetivos, ouvindo parecer dos seguintes secretarios e coordcenadores: Hermógenes Medeiros, Dr. Miguel, Tavares, Ricardo, Andréia e Carina.
Todos se empenharam na elaboração de uma planilha de custeio para o exercicio de 2.012, na pauta elencaram condições que viabilizem uma melhor asistência no proximo ano para os setores de agricultura, saúde, meio ambiente e educação. Finalizaram o encontro, inserindo na planilha recursos providenciais para o Selo Unicef.

Vou comer esse bacalhau... Sai de mim urubú!

Abre-se uma janela

Vice governador Robinson Faria participa em Mossoró, sexta-feira, de evento da Fecam

Foto: João Gilberto
O vice-governador Robinson Faria(foto) estará na próxima sexta-feira(02) na cidade de Mossoró. Faria vai participar da segunda edição do programa ‘Jornada Legislativa’.

Evento será realizado na Câmara Municipal de Mossoró, a partir das 8 horas. A promoção é da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam).

Além de Robinson Faria, irão participar do evento o presidente da Fecam, vereador Edivan Martins, e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José Silveira Júnior.

Robinson Faria fará palestra sobre o tema “Experiência Legislativa para a Sociedade”. 

O programa ‘Jornada Legislativa1, que teve sua primeira edição realizada na cidade de Angicos, visa oferecer capacitação para presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, assessores e servidores legislativos.
Vereador Wanderley Mendes de Idade Nova
Divergências politicas a parte, queremos nesta data felicitar o meu ex-aluno, parceiro de outras jornadas partidárias pela sua mudança de idade neste 29 de novembro. 
Espero que o desencontro de interesses particularizados, não interfira nos laços comuns de uma amizade construida ao longo do tempo... Tudo passa e a vida continua. Meus parabéns e da familia!

PENDÊNCIAS EM FOCO

Pendências realiza eventos culturais

Confira Programação:
A secretaria de Educação, Cultura e Esportes estar realizando a Semana da Cultura, que esta sendo realizado no centro da cidade, o evento também esta contando com uma mega estrutura de palco, som, iluminação e muitas tendas onde esta sendo mostrados muitos conteúdos do evento. Confira toda programação abaixo
Dia 28 de novembro de 2011 - Segunda-feira
Evento: Abertura da Feira com apresentações culturais das escolas
Horário: 18h
Dia 29 de novembro de 2011 -Terça-feira
Evento: Visitação aos Stand’s da Feira
Horário: Das 8h às 11h e das 14h as 17h
Dia 30 de novembro de 2011 - Quarta-feira
Evento: Visitação aos Strand’s da Feira
Horário: Das 8h às 11h e das 14h as 17h

ORGANIZAÇÃO DOS STAND’S

STAND 1 - RUTH ROCHA
‘‘A Literatura Infantil, um Ensaio Para a Vida’’
STAND 2 – ZIRALDO
‘‘Conhecendo o Mundo Colorido do Maluco Genial da Literatura’’
STAND 3 - MONTEIRO LOBATO
‘‘Viajando Pelo Mundo Encantado de Monteiro Lobato’’
STAND 4 - CECÍLIA MEIRELES
‘‘A Arte de Encantar Todas as Idades’’
TENDA DO SABER
‘‘Literatura Infantil’’
Ilustração fotográfica:









É através da cultura e do saber que se desenvolve uma sociedade, seja um co-participe deste progresso, marque presença, valorize a iniciativa como uma ação comum ao bem estar coletivo, independente de qualquer outro sentimento.
 Seja você um desbravador de obstáculos, vença os preconceitos seja de que ordem for, elimine posicionamentos menores e mostre a grandeza do seu valor, traduza experiências, semeando novos ensinamentos.
Associe sua inteligencia a boa vontade de servir e coloque sua capacidade a serviço da sua gente, ajude a promover o crescimento de sua cidade.
 A educação é a pilastra que sustenta e fortalece os demais segmentos da civilização moderna.

BLOGJORNALISMO

Pequenos detalhes da visita de Dilma Rousseff ao RN

VAPT-VUPTFoi rápida a passagem da presidenta Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte, ontem. Pouco mais de duas horas, mas o suficiente para se tornar histórica devido à primeira concessão de aeroporto à iniciativa privada no Brasil, modelo que será adotado em outros aeroportos do país. Assim, o Rio Grande do Norte fica na vanguarda.

SAIA JUSTA - Ao relembrar que foi a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) que lhe apresentou o projeto do aeroporto de São Gonçalo, a presidenta Dilma Rousseff tirou o discurso da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), até então se portando como "mãe" da obra.

ENGOLINDO - Aliás, no palanque oficial, muita gente torceu o nariz para o tratamento especial dispensado pela presidenta Dilma Rousseff a Wilma de Faria, na cerimônia em São Gonçalo do Amarante. Gente que se acha poderoso, viu-se diminuído na solenidade.

Quem será o batizado

Chegou às mãos da presidente Dilma Rousseff uma correspondência das entidades patronais do RN, apoiando o nome do ministro Aluízio Alves para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) também defende o nome de Aluízio Alves no novo aeroporto de São Gonçalo. “Aluízio Alves foi um gestor que modernizou o Estado”, justifica.

Duas correntes contrárias ao nome de Aluízio Alves: uma defende o nome da romanceira Dona Militana; outra, apoiada pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB), quer o nome do historiador Câmara Cascudo.

Fátima Bezerra
Não teve direito à palavra, mas o povo falou por ela através das calorosas palmas cada vez que seu nome era citado.

Referência ao ministro

Durante o pronunciamento em São Gonçalo do Amarante, a presidenta Dilma Rousseff fez questão de elogiar o ministro da Previdência, Garibaldi Filho. Ela disse que ministro é uma “grande liderança que o Rio Grande do Norte produziu para o País”.  Garibaldi Filho foi lembrado ainda por Rosalba Ciarlini como sendo o governador que deu início à obra do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

VAIAS - As vaias que os presentes à solenidade de ontem no Aeroporto de São Gonçalo, nas cercanias de Natal, direcionaram à governadora Rosalba e à prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ecoaram pelo Rio Grande do Norte afora. Não que tenham sido tão estrepitantes assim, mas através dos blogs e dos órgãos de imprensa.

APLAUSOS - Já os maiores aplausos no mesmo local foram detectados também. O nome consagrado pelo grande público presente foi o da ex-governadora Wilma de Faria, que foi delirantemente saudada pelas palmas da multidão.

LARISSA - A deputada estadual Larissa Rosado teve atenção especial dedicada pela presidenta Dilma Rousseff. Logo que chegou ao local do ato solene e viu Sandra Rosado, a chefe da nação perguntou - "Cadê sua filha, Larissa?" (que estava na ala reservada aos deputados estaduais).

RECOMENDAÇÕES - E, ao se despedir do local, a presidenta Dilma Rousseff, mais uma vez, se dirigiu a Sandra Rosado e disse: - "Leve minhas recomendações à deputada Larissa Rosado". Parece até que Dilma Rousseff está adivinhando alguma coisa...

Ficaram na mesma

O deputado federal Henrique Alves não teve a recepção que muitos esperavam, assim como o senador Zé Agripino, visto como um peixe fora d'água, era visivel sua inquietude, apesar do bom disfarce.











GERENTE DE FLÁVIO VERAS DESPONTA COMO FAVORITO EM MACAU

Segundo números enviados por Mário Rogério do Instituto Teledata, se as eleições fosse hoje o gerente comercial do prefeito Flávio Veras seria o vencedor da corrida sucessória Macauense. Individualmente saiu na frente, a subdivisão do momento está lhe favorecendo, caso permaneça a oposição desunida, Kerginaldo Pinto será o favorito.

Veja os números:
Os entrevistados responderam a seguinte pergunta:
Se as eleições fossem hoje em quem você votaria para prefeito?
Kerginaldo – 22%
Odete Lopes – 15%
Zé Filho – 14%
Eduardo Lemos – 12,3%
Bosco Afonso – 3,3%
Champirra – 2,5%
Candidato do PT – 2%
Indecisos – 6,3%
Brancos/Nulos – 6,5%
Não Responderam – 16,3%
A Teledata também quis saber da opinião dos eleitores sobre rejeição.
Em quem você não votaria de jeito nenhum?
Odete Lopes – 12,5%
Eduardo Lemos – 11,3%
Champirra – 9,8%
Kerginaldo – 9,3%
Bosco Afonso – 8,8%
Candidato do PT – 4,5%
Zé Filho – 3,8%
Não Responderam – 40,3%

TÁ NO BLOG DE PEDRO CARLOS - LEIA!

As vaias a Rosalba em São Gonçalo e a falta de humildade

Já escrevi aqui e repito: confio na governadora Rosalba Ciarlini (DEM) como boa administradora, uma pessoa bem intencionada. Porém, também volto a repetir: falta humildade na hora de entender que o Governo precisa de ajuda. Ora, caro leitor, as vaias recebidas pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em São Gonçalo do Amarante, ontem, durante a passagem da presidente Dilma pelo lugar, não são apenas dos moradores daquele município. Elas representam o sentimento da grande maioria dos municípes potiguares.

Em Macau, onde estou morando durante a semana, tenho ouvido diariamente reclamações quanto ao Governo que vão desde o sucateamento da Central do Cidadão aos problemas com os servidores. Creio que Rosalba deveria, ao invés de ficar achando supostos mentores das vaias, ter humildade e arregaçar as mangas.

Postura
Tudo deveria começar com relação à postura junto aos aliados. O episódio Robinson Faria (PSD) revelou um ar de superioridade que só trouxe prejuízos para o Governo. Ao contrário do que pensa o seu mentor, o ex-deputado Carlos Augusto, a fritura de Robinson trouxe mais prejuízo para Rosalba do que para o próprio vice-governador, do ponto de vista da imagem. Robinson saiu como vítima, como perseguido. Enquanto Rosalba saiu como a mulher que tem um carrasco por trás dela.

Administração
E o que isso influencia na administração? Muito, caro leitor. Sem um clima político de paz, Rosalba vai sendo minada em sua popularidade, o que prejudica o andamento do trabalho. Repito: Rosalba é uma boa administradora e pode fazer muito ainda pelo Rio Grande do Norte, mas vai ter de se desvencilhar — ela e Carlos Augusto, diga-se de passagem — da velha mania de perseguição. No Governo do Estado não dá para continuar repetindo a endemoninhação de aliados e adversários como se eles fossem responsáveis pelos erros que são exclusivamente da atual administração.

Concluindo
Rosalba precisa entender que só se conquista o Estado com resultados. E até aqui, os resultados do seu Governo são pífios. Claro que tem a crise financeira, mas esse discurso já está cansado e pode criar um desgaste que se tornará irreversível. A luz amarela está acesa. É hora de tomar alguma atitude que a transforme em verde brevemente.

MP pede bloqueio de R$ 4 milhões

Maria da Guia Dantas - Repórter

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), foi denunciada ontem por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) para pagar um atrasado de R$ 48 milhões oriundos do chamado decêndio (repasse constitucional de 25% da receita para a Educação). A Ação Civil Pública (ACP) foi interposta ontem pela promotora Zenilde Alves e o processo já tramita na 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal, que tem à frente o juiz Homero Lechner. A representante do MPE pediu ao magistrado que sejam bloqueado das contas do município o montante total do débito, que gira em torno de R$ 4 milhões. Em agosto deste ano a TRIBUNA DO NORTE já noticiava o desfalque nas contas da pasta e a infração ao art. 212 da Constituição Federal, que estipula o repasse. A promotora Zenilde Alves ressaltou que todas as cautelas foram tomadas, no sentido de buscar uma saída para o problema orçamentário alegado pela Prefeitura, mas como todas elas restaram inócuas se fez necessário a execução do montante pela via judicial.
Júnior Santos Zenilde Alves entrou com o pedido para a Justiça determinar o resgate dos recursos da Educação
Zenilde Alves entrou com o pedido para a Justiça determinar o resgate dos recursos da Educação

O TAC proposto pelo Ministério Público e assinado pela prefeita Micarla de Sousa; pelo secretário de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), Antônio Luna; e pelo procurador geral substituto, Eider Nogueira, previa um parcelamento da dívida em 16 meses. Os pagamentos variavam de R$ 1,5 milhão a R$ 5 milhões e só seriam finalizados em novembro de 2012, no final da gestão da pevista. A Prefeitura, no entanto, só conseguiu cumprir com os dois primeiros meses do acordo. Com início em agosto, foram liquidadas as parcelas daquele mês e a de setembro, o que somou R$ 3 milhões. Procurada pela reportagem, a promotora Zenilde Alves informou que a partir de outubro o repasse "desandou" e por isso decidiu executá-la na Justiça.

Já na primeira reportagem feita pela TN, uma fonte especialista em Direito Constitucional e em Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) afirmava que a improbidade administrativa já estaria configurada naquela ocasião, e já poderia, caso se interessassem os órgãos fiscalizadores, ser alvo de demanda judicial. O caso chamou a atenção do Ministério Público, que após recorrentes tentativas de consenso firmou o Termo de Ajustamento de Conduta. Zenilde Alves informou ainda que encaminhou a documentação a Promotoria do Patrimônio Público, que é a responsável pelas ações de improbidade administrativa.

Quando decidiu procurar a Justiça, a promotora Zenilde Alves se alicerçou na lei municipal nº 5.650, que estipula a destinação de pelo menos 30% dos recursos do orçamento para a Secretaria de Educação (SME), em 2011, e também na Constituição Federal.  Não se sabe até agora se o município arcou com as obrigações dos decêndios de cada mês, que deveriam ser pagos paralelamente à soma do TAC, ou se estes também são objeto da Ação Civil Pública. A promotora teve o cuidado de precaver a Sempla - órgão responsável pelos repasses - que além de pagar os  decêndios em atraso  esta deveria transferir, pontualmente, os recursos do orçamento municipal destinado à SME todos os dias 10, 20 e 30 de cada mês.

Uma outra entidade que já vem de olho na problemática do decêndio é a Câmara Municipal de Natal (CMN). O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, vereador Luiz Carlos (PMDB), disse ontem que os parlamentares da Comissão já aguardavam a denúncia do Ministério Público e que se estuda a possibilidade de utilizar a Ação Civil Pública para pedir oficialmente o impeachment da prefeita de Natal. "Do jeito que está não dá pra ficar", relatou o peemedebista.

Procurador reconhece 'carência financeira '

O procurador-geral do município, Bruno Macedo, revelou ontem que o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta que tinha por fim a regularização dos repasses do decêndio da Educação foi motivado por uma carência financeira tamanha, que poderia inviabilizar o pagamento da folha de pessoal. "O secretário Antônio Luna [Sempla] nos informou que ou quitávamos os valores do decêndio ou pagávamos os servidores", afirmou o procurador.
Elpídio Júnior Bruno Macedo informou ao MP sobre dificuldades financeiras
Bruno Macedo informou ao MP sobre dificuldades financeiras

Ele destacou que foi previamente avisado pela promotora Zenilde Alves sobre a Ação Civil Pública interposta ontem. O procurador visitou a representante do Ministério Pública na terça-feira passada ocasião em que detalhou a situação limítrofe das finanças municipais. "O que a gente tem que fazer é reunir esforços para ver o pagamento. Essa questão toda reside em problemas financeiros e orçamentários que precisam ser solucionados", disse ele. Bruno Macedo assinalou que a Prefeitura precisa elaborar um planejamento seguro e viabilizar os decêndios. "Não temos como fazer uma fórmula pronta, mas precisamos sentar e resolver", pontuou o procurador.

Somente nos últimos dois meses a Prefeitura de Natal recebeu R$ 18,6 milhões oriundos de transferências constitucionais da União que repassa recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização Profissional (Fundeb). Esses montantes são de uso exclusivo da Secretaria de Educação, mas se constituem insuficientes para atender a demanda da pasta. Por isso, o município tem remanejado verbas da conta única para suprir as deficiências, sobretudo as advindas do decêndio.

Prefeitura cancela contrato com a Oscip De Peito Aberto

A Prefeitura de Natal cancelou o contrato de R$ 942 mil firmado entre a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo  e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público  (Oscip) "De Peito Aberto". A desistência da parceria foi oficializada no Diário Oficial do Município do último sábado (26), após denúncia de que oito irregularidades haviam sido apontadas pela Controladoria Geral do Município (CGM) e que todas haviam sido desconsideradas pelo secretário da pasta, Rodrigo Cintra.

O documento embora emitido pela CGM em agosto só se tornou público com a comunicação feita pela controladora geral do município, Edmara Gadelha, à  Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os contratos da Prefeitura Municipal de Natal. No ofício, assinado no dia 9 de novembro, a controladora Edmara Gadelha destaca à CEI que as falhas encontradas no convênio são referentes a "instrução técnica".

Um dos pontos críticos apontados no relatório é a ausência de competitividade para escolher a organização "De Peito Aberto". A Controladoria identificou que não houve competitividade e justificativa plausível para a escolha da referida entidade. Outra falha do convênio está na previsão de pagamento.

Embora o contrato tenha previsão de 12 meses, começando em 17 de junho deste ano até 16 de junho de 2012, os termos da negociação previa pagamento antecipado dos serviços e a quitação completa dos valores ainda em 2011. O pagamento, segundo o secretário de Esporte e Lazer do Município, Rodrigo Cintra, não foram efetuados, porque o convênio está paralisado.

A Controladoria também observou que além de não apresentar um plano de trabalho, o convênio da Prefeitura com a De Peito Aberto também não contemplava cronograma físico e financeiro para as atividades. Em reportagem publicada sexta-feira passada (25), a reportagem da TN constatou que o secretário Rodrigo Cintra tinha, até maio deste ano, relações com a direção da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) De Peito Aberto, que tem sede em Minas Gerais. A TRIBUNA DO NORTE teve acesso a um e-mail enviado por Rodrigo Cintra para Wenceslau Teixeira Júnior, diretor da De Peito Aberto. Na comunicação, enviada no dia 26 de maio de 2011 à meia-noite, Rodrigo Cintra determina que seja retirado de forma urgente qualquer matéria relacionada a ele do site da Oscip De Peito Aberto.

No dia anterior, 25 de maio, o próprio Wenceslau havia enviado e-mail para Andrea Silveira, responsável pela atualização do site da De Peito Aberto, com cópia para o próprio Cintra, pedindo para ser retirado do "fique por dentro da De Peito Aberto todas as notícias de Rodrigo Cintra". Ele nega a relação com a entidade.

Secretário admite dano orçamentário

O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, reconheceu que o dano orçamentário, advindo dos atrasos dos repasses dos decêndios, é um impeditivo para ações necessárias à pasta. "A verdade é que quando você tem um orçamento e por algum motivo é impedido de executá-lo, certamente benefício não traz", afirmou o secretário.

Mesmo que comedido, Walter Fonseca reconheceu também que a lacuna traz prejuízos, que vão de atrasos no pagamento de pessoal temporário à quitação de dívidas relativas a programas importantes para a Secretaria. Em agosto, ao ser entrevistado pela TN acerca da mesma problemática, o secretário da SME já admitia "ter consciência de que os recursos serão repassados de maneira 'lenta', conforme as condições orçamentárias do município".

A Secretaria de Educação é protagonista recorrente em polêmicas que envolvem más condições de trabalho, conseqüentemente do ensino, sem contar a falta de materiais, merenda escolar, entre outras coisas.

Fonte: Tribuna do Norte

Reitor diz que siglas mostram simpatia com projeto petista



Reitor da Ufersa citou o PDT e o PTN como legendas próximas ao PT
O reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor Josivan Barbosa (PT), afirmou que a sua pré-candidatura a prefeito de Mossoró no embate eleitoral do próximo ano tem atendido as suas expectativas. Entrevistado ontem de manhã, pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o dirigente da Ufersa e pré-candidato petista justificou o seu pensamento argumentando que várias agremiações partidárias estão sinalizando interesse em acompanhar o projeto do PT.
  "Não há como não se sentir motivado. Nós construímos um diálogo muito importante com o PDT mossoroense e hoje existem fortes possibilidades do partido estar unido conosco. Mais recentemente tivemos um diálogo altamente positivo com o PTN, que é uma legenda bem organizada em Mossoró e que reúne ex-candidatos a vereador e suplentes com capital eleitoral bem substancial. Estamos ainda mantendo diálogos com outras agremiações e queremos entrar 2012 com uma frente de partidos para enfrentarmos as eleições do próximo ano", comentou Josivan Barbosa.
  Ele disse acreditar na participação do PC do B ao lado dos petistas nas eleições municipais do próximo ano em Mossoró. Josivan Barbosa argumenta que tanto o PC do B quanto o PT possuem a mesma linha ideológica e, além disso, rememora o petista, as duas siglas sempre estiveram juntas em vários processos eleitorais não só em nível de Rio Grande do Norte, mas em outros Estados e ainda no plano nacional.
  "O PT e o PC do B são legendas que possuem fortes afinidades no campo ideológico, estiveram unidas em várias eleições e acreditamos que, para o pleito de 2012, novamente marcharemos juntos", comentou o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, reforçando que caberá ao comando do PDT mossoroense articular conversações com os dirigentes do Partido Comunista do Brasil visando a formação de uma aliança. "O PDT de Mossoró tem muita proximidade com o PC do B desde as eleições do ano passado e, dessa forma, delegamos a condução das conversas aos dirigentes do PDT e acreditamos que o resultado será positivo", prevê o reitor.

Fonte: Gaseta do Oeste



PT vai constituir Grupo de Trabalho Eleitoral visando processo sucessório

Assú - O estágio de preparação do Partido dos Trabalhadores (PT), na cidade do Assú, com vistas à eleição municipal de 2012, contará com a constituição de um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), ao qual caberá definir todo o planejamento político do partido voltado para a sucessão. A notícia foi prestada pelo presidente do diretório municipal da agremiação, servidor público Luís Carlos Dantas, "Lula". O dirigente partidário disse que também será competência do GTE discutir a política de alianças do partido em relação ao citado pleito.
"Lula" ressaltou que outra preocupação que terá prioridade dentro do PT local será defender claramente a presença do partido na formação da chapa majoritária. Ele crê na permanência de tal configuração, a exemplo do que ocorreu em 2008, quando o partido indicou o advogado Alberto Luiz de Lima Trigueiro, hoje no PDT, para o posto. Para ele, a aspiração da sigla em preservar o espaço majoritário é absolutamente legítima, tanto quanto é legítimo o virtual projeto de reeleição do prefeito Ivan Lopes Júnior (PP).
"Nós entendemos que o compromisso do prefeito é um compromisso com o partido, não um compromisso com a pessoa do atual vice-prefeito que hoje não faz mais parte do Partido dos Trabalhadores", enfatizou "Lula". "O GTE vai buscar essa aproximação com o prefeito para que a gente possa abrir as discussões voltadas para a eleição do ano de 2012", complementou. Ele observou que o partido dará ao pleito proporcional a mesma prioridade, apresentando alternativas com o objetivo de reconquistar o mandato de vereador que o partido já teve. Ele próprio se inclui entre as opções que o PT local deverá exibir para concorrer às futuras 15 vagas no Legislativo municipal. 
Alternativas
Sobre os nomes com perfil para merecer a indicação partidária ao posto de vice-prefeito, "Lula" apontou o petroleiro e comerciante João Nogueira; a atual secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Maíra Leiliane Oliveira Almeida; a atual coordenadora-geral do núcleo regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Rio Grande do Norte, professora Maria Inês de Almeida Morais; e o atual secretário municipal de Administração e dos Recursos Humanos, Francisco das Chagas Soares. O líder petista ressaltou que todos estes nomes representam quadros bem preparados para assumir a missão de compor a chapa majoritária.

Fonte: O Mossoroense