sábado, agosto 11

ALUZIO ALVES UM MITO POLITICO SEMPRE LEMBRADO NESTA DATA


Neste 11 de agosto dia dedicado ao estudante, marcada também por uma forte lembrança no imaginário popular de um mito politico chamado Aluízio Alves que faleceu aos 84 anos de idade em 06 de maio de 2006 e que se vivo fosse estaria completando hoje 97 anos de vida. 
Aluízio Alves deixou seu nome na história pela brilhante carreira jornalistica feito em parceria com Carlos Lacerda na Tribuna da Imprensa no incio de sua vida profissional.
Fez grandes conquistas no universo partidário: Deputado federal, grande orador, tornou-se governador numa memorável campanha em 1960 tempos da cruzada da esperança.  
Foi Ministro  e liderou a politica do RN, formando uma vasta estrutura de representação familiar: filhos, irmãos, sobrinhos, genros e outros parentes de maior afinidade tiveram através do seu prestigio a oportunidade de ocuparem grandes cargos eletivos. Entre os mais prestigiados teve o filho Henrique Alves 11 vezes deputado federal, ministro de estado, o irmão Garibaldi, deputado, vice governador e senador. 
O outro irmão Agnelo Alves foi prefeito de Natal, Parnamirim, senador da república e deputado estadual cargo que exercia quando faleceu. 
Teve outro irmão Expedito prefeito de Angicos sendo assassinado durante o exercício do mandato. 
Todavia o mais afortunado de todos com seu legado foi o sobrinho Garibaldi Alves Filho, várias vezes deputado estadual, tendo um filho deputado federal, foi duas vezes governador do estado, senador da república duas vezes e disputando com favoritismo de reeleição um terceiro mandato. 
Neste rol de herdeiros políticos Aluízio Alves elegeu por mais de uma vez num mesmo pleito o filho Henrique e a filha Ana Catarina, Henrique e o genro Ismael Wanderley, isto sem falar nos outros parentes colaterais como o cunhado Zé Dias, e o vereador Felipe Alves em Natal, Sossõ Alves prefeito em Angicos. 
Porém quem está na crista da onda é o sobrinho Carlos Eduardo Alves, ex-deputado estadual, secretário de governo, 4 vezes prefeito de Natal e com amplas possibilidade de conquistar o governo do estado em 7 de outubro vindouro.
Aluízio era jornalista, advogado e político. No jornalismo, não só fundou a TN, como dirigiu a TV Cabugi, a Rádio Cabugi e a Difusora de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário