domingo, agosto 6

A CULTURA POPULAR É UM RESGATE CULTURAL NA GESTÃO DE DR. THIAGO




Antes de iniciar a programação propriamente dita da primeira edição do projeto cultura livre na feira, o prefeito de Carnaubais Dr. Thiago, enquanto aguardava o chamado para a abertura oficial, deu uma circulada no espaço destinado aos feirantes, fazendo um corpo a corpo, abraçando e apertando a mão de cada dono de box  das dependências internas do mercado e dos demais barraqueiros instalados no entorno da cobertura existente para abrigo comercial dos seus produtos. 
A secretaria de Cultura Juventude e Turismo, ficou de parabéns por tal iniciativa: feira de mangaio, dançarinas,  exposição de peças artesanais do artÍstico plástico Francieuldo, música ao vivo e a mais tradicional atração da cultura do povo, foram amplamente exibidas para o público presente.   Violeiros repentista no stand da secretaria de cultura liderado pelo professor ativista Naldinho, abrilhantou com maestria de saber um dos mais tradicionais costumes do homem nordestino: a "Cantoria de Viola"
A dupla Hominho Costa e Joaci Zacarias com magnífica expressão poética, desenvolveu uma cantoria ao estilo pé de parede com direito a chapeú coletando ajuda dos apreciadores, intrepretando lindas canções, rimando de improviso versos elogiosos ao prefeito e secretário por tão brilhante atitude. 
Na oportunidade este escrevinhador solicitou dos poetas um tema com mote de nossa autoria: Educação e Trabalho são binômios do progresso! 
A grande surpresa aconteceu com o retorno do poeta José Jonhson, que há mais de um ano, não exercitava suas cordas vocálicas,  sem dedilhar sua viola por conta de um AVC sofrido, veio a feira e com singular desembaraço, mostrou o quanto ainda é bom de improvisos e repentes, deixando emoções em quem estava presente. 
A verdade é que a feira livre hoje teve um semblante mais animado e com certeza, a cada primeiro domingo de cada mês esta edição será repetida. 
Nas próximas edições outra atrações do gosto popular virão a tona: capoeristas, dançadores de coco, mamulengueiros e outros ingredientes da culinária típica regional poderão ilustrar este relevante projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário